uma ação desenvolvida no âmbito do Cooler World - um movimento criado pela Get2C, com o objetivo de informar e inspirar a população rumo à Neutralidade Carbónica e a uma vida mais sustentável.
Esta ideia da realização da Mini COP tem como primeiro objetivo envolver os jovens estudantes do 9º ano, através de uma dinâmica escolar, que os leve a identificar ideias sustentáveis para mudar o seu município. As equipas, compostas por entre três a cinco elementos e um Professor responsável, deverão apresentar dois tipos de propostas de ideias: uma, que se destina a ser aplicada a nível municipal e outra a nível nacional.
As ideias apresentadas deverão abordar alguns temas alvitrados pela organização e que resultariam na aplicação do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses temas, apesar de poderem surgir outros, serão: economia circular, água, energia, proteção dos oceanos, mobilidade, resíduos e biodiversidade.
Assim, teve início no passado dia 11 de setembro a fase em que as escolas podem participar e que decorrerá até 23 de outubro, momento em que se comunicação as ideias mais votadas e vencedoras de cada escola. Esse processo implicará que, entre 17 e 22 de outubro, seja divulgado um link para votação das ideias.
A partir de 24 de outubro e até 15 de novembro desenrolar-se-á a fase nos municípios, sendo obrigatório que as equipas selecionadas por escola façam um vídeo (máx. 2min) até dia 3 de novembro, com a explicação e identificação das vantagens da sua ideia, vídeo esse que deverá ser enviado à Get2C. De 7 a 14 de novembro haverá nova divulgação de link para votação dos vídeos e a 15 de novembro será comunicada a ideia vencedora de cada município, sendo-lhe atribuído um prémio. Nesta fase, as ideias que corresponderem às realidades municipais não seguirão para a fase seguinte, ficando a decisão sobre o financiamento (ou não), destinado à sua implementação, sob a exclusiva responsabilidade da Câmara Municipal
As equipas das ideias nacionais vencedoras irão representar o seu município na fase nacional, mais precisamente num evento que terá lugar na Assembleia da República, a 22 de novembro e, durante o qual, cada equipa defenderá as suas propostas, estando presente uma alta figura do Ministério do Ambiente. Os que ficarem nos três primeiros lugares receberão prémios, podendo os seus projetos vir a ser implementados pelo Governo.
Para além disto, nesse momento, a equipa vencedora do jogo “Viagem pelo Clima”, ou seja, aquela que, depois de percorrer o país de Norte a Sul, durante 10 dias, da forma mais sustentável possível e com o maior impacto positivo nas comunidades, conseguir um saldo final mais alto da moeda fictícia – chamada “Clima” –, fazendo as opções mais sustentáveis de transportes, alimentação, alojamento, etc., receberá o prémio tão desejado: a possibilidade de participa na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre as Alterações Climáticas – COP28, no Dubai, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano. A equipa vencedora já é conhecida: é a Equipa Terra. O percurso terminou a 27 de setembro e sagrou Bernardo Neves, de Lisboa, Francisca Costa, de Braga, Mariana Gomes, do Porto e Diogo Mendes, de Beja, como o grupo que percorreu o itinerário de Norte a Sul de Portugal, da forma mais sustentável possível.
Recordamos que o Município de Faro é um dos sete que se envolveram nesta iniciativa, que visa sensibilizar toda a população para uma cidadania ativa relativamente a estas temáticas. Os técnicos da Câmara Municipal de Faro (CMF) receberão formação e, no final do projeto, a autarquia deverá assinar uma carta de compromisso “Viagem pelo Clima”, na qual constarão medidas conducentes à Neutralidade Carbónica.