Com este espaço a funcionar nas instalações municipais, na Rua José Cardoso Pires, em Vila do Bispo, o concelho passa a ter respostas de atendimento especializado a vítimas de violência contra as mulheres e violência doméstica.
A nova estrutura de atendimento conta com a presença de um técnico especializado uma vez por semana. Para situações de emergência o GAVA dispõe de atendimento telefónico 7 dias por semana e 24 horas por dia.
Para o funcionamento deste gabinete, coordenado pela TAIPA -Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado, a Câmara Municipal de Vila do Bispo disponibiliza, anualmente, uma verba de cinco mil euros.
Recorde-se ainda que a criação deste espaço surge no âmbito do protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica que foi assinado, no passado mês de abril, pela Câmara Municipal numa cerimónia presidida pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa que teve lugar na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), em Faro.