A candidatura apresentada pela Câmara de Vila do Bispo a este prémio está entre as 28 finalistas das nove categorias a concurso, está nomeada na categoria Região Algarve, a par de Tavira e Vila Real de Santo António.
A esta iniciativa foram apresentados 98 candidaturas de 66 municípios, onde um júri nacional constituído por personalidades independentes avaliou as candidaturas e selecionou as 28 que, amanhã, dia 7 de novembro, aspiram à conquista do prémio regional e do prémio nacional.
A Fauna e Flora; Geologia, Paleontologia e Espeleologia; Arqueologia; Arqueologia Subaquática; Historia e Museologia são as áreas que englobam o projeto apresentado pela autarquia. Recorde-se que desde 2009 que a Câmara Municipal de Vila do Bispo tem vindo a desenvolver este vasto projeto que, de forma verdadeiramente sistemática e em várias frentes, visa a promoção da investigação e a valorização do património natural e cultural do concelho.
Os Prémios “Município do Ano Portugal 2014” visam reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos positivos e significativos ao nível do território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade do município.
Dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades de maior dimensão, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país são outros dos objetivos desta iniciativa organizada pela plataforma UM-Cidades da Universidade do Minho.
A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no Palácio de Vila Flor, em Guimarães, pelas 18h00, onde o município de Vila do Bispo será representado pelo seu presidente, Adelino Soares.
Por CM Vila do Bispo