Vila Real de Santo António voltou a ser reconhecido como o «Município Mais Azul» da região do Algarve. A distinção foi atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e pela Agência Portuguesa do Ambiente, durante a cerimónia Bandeira Azul, que decorreu em Oeiras.

O galardão visa distinguir o desempenho de excelência na realização das Atividades de Educação Ambiental levadas a cabo no âmbito do Programa Bandeira Azul 2023.

O município foi o grande vencedor, entre os 16 que abrangem as cerca de 85 praias com Bandeira Azul da região do Algarve, sendo já a quarta vez que o concelho vila-realense conquista este prémio, desde o início da sua atribuição, em 2016.

O «Município Mais Azul» premeia os municípios que obtiveram a pontuação mais elevada na avaliação do segundo critério imperativo da candidatura do Programa Bandeira Azul. Uma das normas obrigatórias é a realização de, pelo menos, 6 atividades de Educação e Sensibilização Ambiental, num máximo de 12, sendo que Vila Real de Santo António realizou um total de 12 atividades ao longo do ano de 2023.

As ações desenvolvidas foram realizadas pelas diversas divisões da Câmara Municipal de VRSA, estando muitas delas incluídas na oferta educativa proposta anualmente aos Agrupamentos Escolares.

«Este reconhecimento é o resultado do esforço levado a cabo pela autarquia na defesa do ambiente, com a preocupação crescente na sensibilização e no envolvimento de toda a comunidade, com especial enfoque para os mais jovens, tendo em consideração o seu papel na mudança de atitudes e na adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis», conclui o vereador da Câmara Municipal de VRSA com os pelouros do Ambiente e da Juventude, Álvaro Leal.