Começou a contagem decrescente para o início do Algarve Sevens – Competição Internacional de Rugby que se realiza nos dias 2 e 3 de junho, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

A organização já confirmou a presença de várias estrelas nacionais e internacionais da modalidade - Todd Clever, Fraizer Climo, Nyle Godsmark, Pedro Leal, Gonçalo Foro e muitos mais.

Pedro Leal é o embaixador da competição. Com 33 anos, é um dos melhores e mais experientes jogadores de rugby portugueses de sempre. É um dos “Lobos” do mundial de 2007 e um dos capitães das seleções de VII e XV.

Gonçalo Foro, aos 36 anos, é também uma referência nacional. Joga na CDUL Rugby e representa a seleção Portuguesa, contando com 59 internacionalizações. Foi eleito, em 2014 o jogador do ano pela Federação Portuguesa de Rugby.

A competição não se limita a equipas de elite e às estrelas da modalidade e conta também com as competições Masculino Aberto, Feminino Aberto e Veteranos.

A competição principal – Masculino Elite, que se realiza no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António, está fechada com a confirmação de 12 Equipas Profissionais: Samurai International, New Zealand Metro (com a lenda All Black DJ Forbes e Tod Clever USA most-capped senior test player no elenco), Worcester Warriors, Portugal, Durham University, Navigators, Russia, Alemanha, Seleção da Catalunha, Edimburgo, Hong Kong e Susies 7s (equipa de convites internacional).

Para além da Competição de Elite, o evento é composto pelos torneios Masculino e Feminino Aberto e Veteranos formato 13-a-side, disputados no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António. No total, o sotavento algarvio recebe mais de 1000 jogadores e treinadores envolvidos diretamente no torneio.

Fora de campo, o Algarve 7’s conta com um programa de «side events» animado com diversas festas: no dia 1 de junho (Algarve 7’s Welcome Beach Party), e no dia 2 de junho (Algarve 7’s Saturday Night Party).

Gonçalo Uva, uma das maiores referências do Rugby Português, comentou a competição que se aproxima: «o Algarve Sevens é uma grande oportunidade para mostrar o Rugby, o Rugby português e as condições fantásticas que Portugal tem para receber este tipo eventos. Durante 2 dias, Portugal vai estar no mapa do Rugby mundial. É preciso capitalizar esta oportunidade e aproveitar para confirmar que o Rugby pode ser um desporto de referência em Portugal».

A poucos dias do arranque do evento, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, assegura: «temos condições de excelência, zonas verdes, infraestruturas variadas e de qualidade para a prática do desporto, e o rugby tem naturalmente de estar presente. Penso que estão reunidas todas as condições para que este evento seja um grande êxito».

Já o diretor da Sports Ventures (empresa responsável pela organização deste evento), José Diogo Trigo de Moraes, traça os desafios para o futuro: «o nosso objetivo, com a organização do Algarve Sevens, é criar um torneio que tenha continuidade e que perdure no tempo. Queremos que este evento seja uma festa do desporto, do rugby, um sucesso desportivo e que se transforme também num produto turístico».

O jogo inaugural será disputado entre os New Zealand Metro e a Seleção da Catalunha, marcado para as 13h30 de sábado (dia 2 de junho).

 

Por: CM VRSA