A etapa foi dividida em duas metades. A primeira parte, mais plana, era pontuada por três metas volantes. Nesta fase da corrida destacou-se Nil Aguilera (Eolo Kometa/Fundación Contador), somando pontos nas metas volantes e entrando em solitário no segmento mais exigente da viagem.
Nil Aguilera ainda passou isolado na Picota, primeira das três subidas pontuáveis para a classificação da montanha. Nas posições imediatas passariam António Morgado e Gonçalo Tavares, numa movimentação que fazia adivinhar um ataque concertado da equipa Bairrada.
Foi mesmo isso que viria a suceder com os bairradinos a ocuparem as primeiras três posições na etapa. António Morgado venceu ao fim de 2h00m02s, deixando os colegas de equipa Daniel Lima e Gonçalo Tavares nas posições imediatas, a 53 segundos. O camisola amarela à partida, Savelii Laptev (Vino Junior Team), foi o quarto classificado, a 2m04s do vencedor da manhã.
A segunda etapa provocou uma reviravolta completa na classificação geral. António Morgado comanda com 55 segundos de vantagem sobre Daniel Lima e 1m16s à melhor relativamente a Gonçalo Tavares. Morgado passou também a ser o melhor nos pontos e na montanha, enquanto a Bairrada encima a tabela coletiva. Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) continua como melhor júnior de primeiro ano, ocupando o sétimo posto da geral.