Apesar de curta, a ligação de 59 quilómetros entre o Ameixial e Loulé foi disputada com muita intensidade e com várias tentativas de fuga. As movimentações tiveram, inicialmente, sucesso na batalha pelas classificações secundárias.
No entanto, a passagem pela montanha de segunda categoria, instalada em Parragil, a 9 quilómetros da chegada, provocou uma primeira triagem séria de valores. No alto, quatro corredores passaram adiantados face aos demais.
Na meta, a etapa foi discutida por três ciclistas. Savelli Laptev, russo da equipa hispano-cazaquistanesa Vino Junior, foi o mais forte e assumiu-se como candidato a conquistar a 27.ª edição da Volta ao Concelho de Loulé. Cortou a meta ao fim de 1h21m58s de corrida, o mesmo tempo de António Morgado (Bairrada). Nas terceira e quarta posições colocaram-se mais dois ciclistas da formação bairradina, Daniel Lima, a 2 segundos do vencedor, e Gonçalo Tavares, que encabeçou o pelotão, com 23 segundos de atraso para o melhor do dia.
Numa corrida sem bonificações, a geral é um decalque perfeito da classificação da etapa. Nas outras classificações, destaque para Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), quinto da geral absoluta e melhor júnior de primeiro ano. Savelii Laptev é o primeiro por pontos e Daniel Lima encabeça a lista dos trepadores. Por equipas manda a Bairrada.
Os corredores recuperam em 2022 a tradição de uma Sexta-feira Santa com dupla etapa. Às 9h50 o pelotão parte para uma viagem de 81 quilómetros, que inclui três contagens de montanha. Às 16h30 iniciou-se-se um contrarrelógio por equipas de 12 quilómetros. As duas etapas, tal como aquela que será disputada no sábado, têm partida e chegada na Avenida Laginha Serafim, na cidade de Loulé.