Ambas as candidaturas inserem-se, na categoria religião, assumindo particular relevância por serem as únicas igrejas algarvias a concurso nesta edição, representando não apenas Tavira, mas também o património religioso, artístico e histórico da região, numa das maiores iniciativas nacionais de valorização patrimonial.
Este facto trata-se de um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido, ao longo dos últimos anos, em prol da valorização, promoção e dinamização do património religioso, afirmando-se como um elemento central da identidade cultural e turística de Tavira.
A Igreja da Misericórdia de Tavira surge no concurso como um monumento maior da arte e da consciência humanista no Sul do país. Fundada, em 1541, pela Santa Casa da Misericórdia, é apresentada pela organização como a mais notável expressão da arquitetura renascentista no Algarve, destacando-se o seu extraordinário portal escultórico, os retábulos barrocos e os painéis de azulejos de 1760 que representam as 14 obras de misericórdia.
A Igreja de Sta. Maria do Castelo – Tavira, por seu lado, impõe-se como um verdadeiro palimpsesto da história portuguesa: um monumento onde convivem a verticalidade gótica, a exuberância manuelina e as marcas neoclássicas deixadas após o terramoto de 1755. É, como refere a própria candidatura, muito mais do que um edifício religioso: é um lugar onde se cruzam reconquista, memória nacional e identidade cultural profunda.
Como votar?
Igreja da Misericórdia de Tavira: 761 207 095
Igreja de Sta. Maria do Castelo de Tavira: 761 207 096
App TVI Pass
Custo: €1,00 + IVA por voto.
A meia-final regional do Algarve realiza-se, no dia 27 de junho, em Olhão, pelas 15h00.
Os dois patrimónios mais votados, em cada categoria, seguem para a final regional, sendo que a lista final dos apurados desta fase será conhecida a 11 de julho de 2026.
+ Info: https://7maravilhas.pt/
CM Tavira




