Vila Real de Santo António celebra, entre os dias 1 e 4 de setembro, as festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação, padroeira da cidade.
Além da tradicional procissão e dos jogos populares, o cartaz contempla um concerto de Tributo aos Xutos & Pontapés com Domingos Caetano (Iris), um espetáculo de dança, folclore, animação musical e fogo-de-artifício.
Na Praça Marquês de Pombal estará o Palco Real, em memória do primeiro nome desta praça, Praça Real, e no Jardim da Avenida da República estará o Palco Guadiana, com atuações de dj nos dias 3 e 4.
As festividades começam no dia 1 de setembro, quinta-feira, com animação de rua e a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha, na Praça Marquês de Pombal, às 22h30.
Já na sexta-feira, dia 2, no Jardim da Avenida da República, sobe ao palco a Academia de Baile Gracia Diaz, às 21h30, a que se segue a música de baile com «Zé Aníbal», a partir das 22h00.
No serão de sábado, 3 de setembro, o recinto das festas, na Praça Marquês de Pombal, recebe os sons do «Fado Tropical» (21h30) e da formação vila-realense «Cookie Monsters» (22h30). A noite encerra com dj MATT, às 00h15, no Jardim da Avenida da República.
O ponto alto das festas acontece no domingo, dia 4 de setembro. Depois dos populares jogos tradicionais e das corridas de barco a remo, que terão lugar a partir das 10h00, na sede da Associação de Pescadores de VRSA, às 18h00 celebra-se a tradicional procissão e homenagem dos pescadores em honra de Nossa Senhora da Encarnação, cujo cortejo percorrerá as principais artérias de Vila Real de Santo António.
No domingo à noite, pelas 22h00, na Praça Marquês de Pombal, as atenções estão centradas no concerto de Tributo aos Xutos & Pontapés com a participação de Domingos Caetano, dos Iris, que promete recriar, na íntegra, a sonoridade e as canções mais marcantes da mítica banda portuguesa.
O cartaz encerra com um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, na Avenida da República, junto ao Rio Guadiana, a que se seguem os ritmos de dança dos anos 80 e 90 pelo dj Paulo Karussa.
A festa é organizada pela Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António e pela Câmara Municipal, em parceria com a Paróquia da Nossa Senhora da Encarnação, a Associação de Pescadores Santo António de Arenilha e a Associação Cultural de Vila Real de Santo António.