A iniciativa, realizada na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em VRSA, contou com a realização de diversos workshops dedicados à «Aquacultura e Produção de Algas», aos «Estaleiros e Indústrias Navais» e à «Atividade Náutica e Turismo».
Além do Secretário de Estado, a sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, da vice-reitora da Universidade do Algarve, Alexandra Teodósio, do Secretário-Geral da Fórum Oceano, Ruben Eiras, e do Diretor da DRAP Algarve, Pedro Valadas Monteiro.
Para o autarca da CM VRSA, Álvaro Araújo, o município possui as condições ideais para desenvolver e consolidar o potencial da economia do mar, de que são exemplos as indústrias de construção naval presentes no concelho, salientando os projetos que estão em carteira para a construção de uma unidade de aquicultura e transformação de pescado e de uma fábrica de conservas na cidade de VRSA.
De acordo com o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, a cooperação transfronteiriça entre o Algarve, o Alentejo e a Andaluzia é um elemento fundamental para o desenvolvimento destas regiões, onde o mar constitui um importante ponto de partida e um forte elo de ligação económico e de investimento.
Já o presidente da CCDR, José Apolinário, destacou a importância dos fundos estruturais e assinalou que é necessário fazer crescer o apoio comunitário para o setor do mar no próximo quadro comunitário, considerando-o um forte pilar para a diversificação da base económica da região do Algarve.
A jornada de trabalho terminou com uma visita aos estaleiros de construção naval da Nautiber, em Vila Real de Santo António.
A realização desta iniciativa visou criar uma rede de parcerias com vista a desenvolver futuras sinergias entre os agentes públicos e privados que, no âmbito do PO CRESC Algarve 2020, conseguiram financiamento para desenvolver projetos específicos integrados na área da economia do mar.