O Município de Vila Real de Santo António apresentou, este sábado, o Marketplace VRSA Digital, uma nova plataforma online que pretende reforçar a presença digital do comércio tradicional e dinamizar a economia local.
A iniciativa enquadra-se na candidatura ao programa Bairros Comerciais Digitais, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e representa um investimento global de 895.212,33 euros, aprovado em agosto de 2023.
 
A nova plataforma já está disponível através do site bairrodigital.vrsa.pt, permitindo consultar e adquirir produtos e serviços locais a partir de qualquer ponto do concelho — ou mesmo fora dele —, aproximando comerciantes e consumidores num único espaço digital.
 
Na apresentação pública, que decorreu na Praça Marquês de Pombal, com a presença do executivo municipal, o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, sublinhou que esta não é apenas uma ferramenta digital, mas também “um convite à colaboração, à união e à valorização do nosso tecido económico local”, acrescentando que se trata de “um espaço onde cada loja tem voz, cada produto tem lugar e cada cliente tem acesso direto à qualidade do nosso comércio”.
 
Neste momento, estão já 90 estabelecimentos inscritos, localizados na zona pedonal do Centro Comercial a Céu Aberto, mas o objetivo é alargar gradualmente o projeto a todos os comerciantes do concelho até setembro de 2025.
 
O desenvolvimento técnico do marketplace foi assegurado em parceria com os CTT, a empresa Mygon e a Marketividade, esta última responsável pela criação da nova marca institucional VRSA Digital.
 
A marca VRSA Digital pretende posicionar Vila Real de Santo António como um território com forte identidade comercial, mas capaz de se afirmar também na transformação digital, apoiando os comerciantes, reforçando a ligação à comunidade e criando novas formas de promoção da oferta local.
 
 
 
Por: CM Vila Real de Santo António