«Realiza-se a 3 de Outubro o I Workshop de Percussão da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, orientado pelo professor Vasco Ramalho que celebra 15 anos de ensino e divulgação da percussão a Sul do país.

Com este evento pretende-se proporcionar um reencontro com antigos alunos e que hoje em dia também são professores, facto que é motivo de orgulho e de sentimento de dever cumprido para o professor Vasco.

É o caso de São Brás de Alportel onde o professor Mauro Mestre é um antigo aluno que agora orienta os alunos de percussão na Filarmónica local. 

Além de celebrar os 15 anos de ensino há ainda objetivos pedagógicos e didáticos que visam proporcionar o contacto com diferentes metodologias de aprendizagem musical na percussão e dar a conhecer e introduzir os instrumentos de lâminas da família da percussão (xilofone, marimba e vibrafone) aos alunos participantes e ao público em geral.

O Workshop enquadra-se ainda no âmbito das atividades do projeto “A Banda vai à Escola” que decorre no Agrupamento de Escolas de São Brás.

As atividades decorrem no Cineteatro de São Brás de Alportel e após uma manhã de formação com os alunos inscritos, a tarde incluirá uma sessão musical didática (aberta ao público) tendo como base o CD – Vasco Ramalho, Essências de Marimba – Fados & Choros - e a participação musical dos formandos numa apresentação final.

Esta iniciativa é organizada pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel - ACREMS e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e Município de São Brás de Alportel.

As informações e o programa são os seguintes: 

Inscrições limitadas ao máximo de 10 participantes para o Workshop;

Lotação de 60 pessoas no Cineteatro.

Idade mínima: 6 anos. Não necessita ter conhecimentos musicais. 

Programa

10h00> 13h00 - Workshop de percussão

15h00> 17h00 – Sessão didática: Apresentação do CD “Essência de Marimba – Fados & Choros”, de Vasco Ramalho

17h00 - Apresentação final com os participantes do Workshop – Aberto ao público

Por: Banda Filarmónica