que tem contado com o apoio institucional do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), e tem como finalidade combater a exclusão social e promover valores como o diálogo, a cidadania, a solidariedade, a igualdade e os direitos humanos, numa perspetiva intercultural.
Às 10h - Filme Infantil (a nomear)
15h - “A Música Invisível” (2022), de Tiago Pereira, seguido pela atuação do Grupo de Dança Cigana "Las Ninãs" (Centro Comunitário da Horta da Areia).
"A Música Invisível", apresenta-se como um filme documentário, gravado entre 2019 e 2021, com vários grupos de ciganos portugueses e que deu origem ao Projeto "A Música Cigana a Gostar Dela Própria".
Este filme, revela-nos uma perspetiva empírica e original, com testemunhos de músicos profissionais e amadores de várias idades, sobre o que é a música cigana portuguesa, que tem influências do flamenco, ligações religiosas e criações autodidatas.
Estas duas sessões são programadas pela equipa da EAPN-Faro, em colaboração com o Cineclube de Faro.
19h - "Naufrágio com espectador"
Projeção de uma peça gravada intitulada "Naufrágio com espectador". Este microprojecto, com cerca de 7min, trata da temática do acolhimento que fazemos das pessoas de outras culturas.
O trabalho é dos alunos da Professora Ana Oliveira, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa – Escola Embaixadora do PEuropeu, EPAS. A projeção será seguida de um debate sobre o tema dos refugiados, acolhimento na região e inclusão de uma maneira geral.
Duas alunas irão partilhar o processo de construção deste projeto, numa conversa facilitada pelo O Europe Direct Algarve, que tem participado desde a primeira edição.
Por: IPDJ