A propósito dos 20 anos do nosso Parque da Juventude de Portimão, comemorados no passado dia 27 de setembro de 2016, a Comissão Política Concelhia da JSD de Portimão entende ser uma boa altura para fazer um balanço das políticas para a juventude implementadas pelo atual executivo municipal tendo chegado as seguintes conclusões:
 
1. Ausência de uma política autárquica para a juventude, sendo o exemplo mais flagrante o facto do Conselho Municipal da Juventude, órgão consultivo do município que segundo o programa eleitoral da Dra. Isilda Gomes comtemplava o reforço do seu papel ao longo do atual mandato, não reunir há mais de 2 anos (14 de fevereiro de 2014, última reunião com quórum);
 
2. O incumprimento das suas promessas eleitorais de implementação de uma política de estímulo à prática desportiva através da criação de pequenas infraestruturas desportivas, apelidadas de “quintal desportivo” e de uma rede referenciada de espaços naturais e de formação desportiva.
 
3. Lamentar que a Câmara Municipal de Portimão e a sua Presidente, Dra. Isilda Gomes, tão propensa a festas e comemorações, se tenha esquecido de assinalar convenientemente a comemoração de uma data tão simbólica do principal parque da cidade, quando há cerca de um ano atrás, anunciava com pompa e circunstância, que o parque iria ser alvo de um «investimento urgente, inadiável e de emergência» orçado em 94 mil euros (+ IVA), onde seriam recuperados os «bancos, vedações, o circuito de manutenção, os espaços verdes, os apoios de madeira, as pequenas casas e telhados, os equipamentos de proteção e guarda, os muros, e, na zona desportiva, as bancadas» e prometia que a recuperação do espaço em três meses, garantindo que o parque ficaria como novo.
Feita a obra anunciada e gasto o respetivo dinheiro, após visita ao local fomos surpreendidos pelo estado deplorável em que o mesmo se encontra e ficamos a perceber que o motivo de tal esquecimento só pode ser explicado pela vergonha do atual executivo no estado de degradação a que permitiu que o nosso parque da juventude chegasse. 
  
Assim, a JSD/Portimão, estranhando o estado do mesmo após tão avultado investimento, denuncia:
 As Instalações sanitárias degradadas e sem limpeza;  Rampas da Pista de Skate/Bicicletas completamente degradadas e sem as mínimas condições de utilização, sendo mesmo um perigo para os seus utilizadores;   Circuito para Radio Modelismo Automóvel onde gravitam ervas daninhas e pequenos arbustos; Equipamentos do Circuito de Manutenção com madeiras rachadas, correntes enferrujadas e sem qualquer instrução acerca do seu uso;   Espaços que já tiveram bonitos relvados onde muitos Portimonenses foram tirar as suas fotos de batismo e/ou casamento e que atualmente estão secos e sem vestígios de relva;  Candeeiros partidos e lâmpadas fundidas que tornam inseguro um passeio pelo parque à noite e impossibilitam a utilização do seu parque infantil e circuito de manutenção depois do pôr do sol;   Madeiras abandonadas com pregos expostos que constituem um perigo principalmente para os utentes mais novos;    Lago sujo onde ainda este verão era possível observar peixes mortos a flutuar nas suas águas;  Arvores cortadas, bocas-de-incêndio e madeiras substituídas durante as obras de requalificação não foram removidas para local próprio e encontram-se escondidas atrás da bancada da pista de bicross e junto à casa do guarda;  Infraestrutura anteriormente existente perto da pista de bicross foi demolida tendo ficado as suas telhas encostadas à respetiva bancada, quando estava prevista a sua recuperação e manutenção;  Madeira usada nos equipamentos desportivos do circuito de manutenção está a rachar o que nos levanta dúvidas acerca da sua qualidade e segurança para a prática dos exercícios físicos, bem como, não terem sido substituídos alguns equipamentos como as argolas que se encontram totalmente enferrujadas;  Das duas pontes existentes no parque só uma foi completamente reparada quando deveriam ter sido ambas intervencionadas. A ponte localizada perto da entrada tem madeiras soltas no seu pavimento, e a sua estrutura já apresenta a tinta toda “estalada”;
 
 A recuperação e manutenção da infraestrutura da receção, casa do guarda, telheiros, apoio ao bar, bar, sede do Clube de Bicross e estrutura de apoio à pista de bicross, orçamentado em cerca de 21.000€ (+ IVA), e, em face do estado de conservação que se encontram, não se vislumbra além da pintura das estruturas, outros arranjos significativos, estando os telheiros cheios de ervas daninhas, paus e com telhas em falta.
Este é o triste cenário com se deparam todos aqueles que procuram aquele espaço nos dias de hoje.
Face ao exposto foi decidido expor o assunto à Inspeção Geral de Finanças para fiscalização do cumprimento do caderno de encargos da empreitada “Requalificação do Parque da Juventude” e solicitar a fiscalização da ASAE aos equipamentos instalados no parque. 
Assim, e dado que começou o espetáculo de pavimentos e rotundas pelo qual aguardamos há três anos, em virtude do combate autárquico que se avizinha em 2017, vem por esta forma a JSD/Portimão questionar o executivo, na pessoa da Sra. Presidente Isilda Gomes e na Vereadora com (terá?) o Pelouro da Juventude, Dra. Ana Fazenda, se no livro de encargos de show-off caberá alguma linha para a juventude Portimonense? 
Relembramos ainda que 2017, tal como poderiam ter sido 2016 ou 2015, será sempre um ótimo ano para elencar as prioridades para que a juventude portimonense veja no seu concelho o local ideal para também ver crescer um dia os seus filhos.
Portimão merece ter futuro e esse futuro jamais poderá ser feito de show-off momentâneo que rege todo o mandato da Presidente Isilda Gomes. 

 
 
Pela Comissão Política de Concelhia da JSD/Portimão                                                                                                                   Portimão, 30 de Setembro de 2016