A Convite da RTA, com o apoio do Município de Vila do Bispo e da Direção Regional de Cultura do Algarve, decorreu ao longo do dia 6 de dezembro, em Vila do Bispo, uma fam trip no âmbito do projeto «Redescobrir os Segredos do Algarve», que teve como enfoque dar a conhecer a herança árabe na região, através do Projeto Umayyad – Rota Omíada.

 

Ao longo do dia, diversas maravilhas históricas e culturais ainda por explorar do Concelho de Vila do Bispo foram reveladas ao grupo de jornalistas, operadores turísticos e entidades regionais convidados para esta fam trip, com o objetivo de divulgar a oferta turística deste Concelho, num contexto associado a toda a região, incluindo desde as artes, o património histórico e arqueológico e ainda a cultura gastronómica, com destaque para o itinerário turístico-cultural dedicado à dinastia árabe que há mil anos dominava o Mediterrâneo.

Na receção aos convidados, Adelino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, deu as boas vindas a todos os presentes e recordou a importância de conhecer a identidade do território para identificar o seu valor histórico. “Temos condições únicas para acabar com a sazonalidade, basta conhecer o território que tem tanto para oferecer”, destaca, reconhecendo que ele próprio não é ainda um conhecedor de todos os tesouros do território, mas que passa por descobri-los para que seja possível indicá-los aos visitantes da região de forma a aliciar a sua visita. Adelino Soares, realçou ainda a importância de criar e acreditar projetos diferenciadores, enquadrados na oferta que cada Concelho tem. “É preciso acreditar nesses projetos, não procurando apenas o turismo de massas”, diz, dando como exemplo o Festival de Observação de Aves, uma aposta inovadora, cada vez mais procurada, do Concelho de Vila do Bispo.

Também Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, realçou a importância de ir ao encontro de um turismo diferente, que ligue o litoral ao interior. “É preciso trabalhar na diferenciação, para que os turistas do litoral procurem não só o litoral, mas também a serra”, refere, realçando que para isso é importante ter a “capacidade de ver o que existe”, para assim ser possível “vender o Algarve por inteiro, sabendo, também, potenciar as várias partes”.

Por sua vez, Alexandra Gonçalves, Diretora Regional de Cultura do Algarve, deu a conhecer um pouco do projeto «Rota Omíada», recordando a sua importância e dimensão, como uma mais valia, uma vez que este atravessa toda a região, envolvendo 11 concelhos do Algarve  e ainda 7 países, através do itinerário internacional Umayyad Route que faz parte do conjunto de Rotas Culturais do Conselho da Europa.

 “Este é um projeto que queremos que continue (…) e que tem como bem comum, promover os bens e recursos culturais e históricos da região, associados a um lugar”, destaca.

Numa rota menos conhecida foi-nos apresentado na Raposeira, o Menir do Padrão, um Monumento Megalítico e um dos dez existentes em Vila do Bispo. Calcula-se a sua existência desde os últimos 4 Milénios a.C afirmando a ocupação humana desde tempos da pré-historia. Ouvimos com atenção o Historiador Ricardo Soares sobre aquela região , onde ficámos a saber da história de um navio francês  naufragado à Boca do Rio, e ainda por explorar,  observámos ruinas de armazéns de apoio à pesca do atum, também as  ruinas de uma igreja, paisagens indescritíveis,  no Forte de Beliche contemplámos a paisagem enquanto nos deliciávamos com a gastronomia local, e de seguida visitámos o Farol do Cabo São Vicente onde  pudemos presenciar o tão esperado por do sol,  local onde uns dizem que ali acaba Portugal mas para outros ali é o começo.

 

Recorde-se que a fam trip «Redescobrir os Segredos do Algarve» teve início em 2013 e já passou por Alcoutim, São Brás de Alportel, Monchique, Lagos, Lagoa, Aljezur, Tavira e Silves. Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Vila do Bispo, da Direção Regional da Cultura do Algarve e do Projeto Umayyad – Rota Omíada.

 

Por VA