Foi inaugurada, ontem, 12 de dezembro de 2016, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Atlântico Sul, situada no Centro de Saúde de Portimão (ACES Barlavento)

Pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado e pelo Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Dr. João Moura Reis, tendo a cerimónia de inauguração contado com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dra. Isilda Gomes, da Diretora Executiva do ACES Barlavento, Dra. Leonor Bota, e da Coordenadora da USF Atlântico Sul Dra. Maria da Luz Salas.

A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Atlântico Sul, a segunda unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento, reúne uma equipa multidisciplinar, composta por sete médicos, sete enfermeiros e seis administrativos e vai abranger 12500 utentes do concelho de Portimão.

As propostas desta equipa baseiam-se fundamentalmente na carteira básica de serviços definida para uma USF modelo A. Com horário de funcionamento das 8:00 às 20:00 horas, todos os dias úteis, com sede em Portimão (Centro de Saúde), a USF Atlântico Sul pretende disponibilizar a todos os seus utentes um vasto conjunto de atividades expressas no seu plano de ação nomeadamente na área da prestação de cuidados e promoção da saúde na comunidade, garantindo mais acessibilidade, maior proximidade, e maior qualidade nos cuidados de saúde no concelho e, simultaneamente, contribuir para obtenção de ganhos em saúde.

A candidatura surge no contexto de uma recente mobilização do ACES Barlavento no que diz respeito à discussão dos seus atuais modelos organizacionais, no âmbito das unidades de saúde previstas nos Cuidados de Saúde Primários, daí resultando uma maior disponibilidade para abraçar o modelo/marca USF.

Ao longo deste ano a ARS Algarve, em estreita articulação com o Ministério da Saúde, tem implementado uma estratégia de reorganização funcional dos cuidados de saúde primários com vista a aumentar a capacidade de resposta dos cuidados de saúde de proximidade na região.

Atualmente mais de 80% da população residente no Algarve já tem médico de família atribuído.

A primeira USF do ACES Barlavento, a USF Descobrimentos, foi inaugurada no passado mês de maio de 2016 em Lagos. Com a entrada em funcionamento da USF Atlântico Sul, a região do Algarve passa a dispor de 13 USF – 6 em Modelo A, 7 em Modelo B – que abrangem mais de 100 mil utentes.

Por: ARS Algarve