A Universidade do Algarve assinala dia 16 de fevereiro, quinta-feira, os 750 anos da assinatura do Tratado de Badajoz.

Para celebrar a data da convenção que colocou definitivamente o reino do Algarve na posse da cora portuguesa, a instituição vai reunirá, a partir das 15.30, na Sala de Seminários da Reitoria, no campus de Gambelas, alguns dos nomes mais significativos da cultura algarvia. Guilherme d` Oliveira Martins, Lídia Jorge, Vitor Neto integram um painel oradores que conta também com a participação de António Branco, Reitor da Universidade do Algarve, e Luís Filipe Oliveira.

A convenção firmada, no dia 16 de Fevereiro de 1267, entre o rei Afonso III e o rei  Afonso X estabelecia que, dai para o futuro, o rei de Castela renunciaria ao reino do Algarve ordenando que se fizesse entrega imediata dos castelos ainda à guarda dos seus lugares-tenentes ao rei de Portugal.

 A data, que desta forma baliza a integração do Algarve no reino de Portugal, constitui-se assim um momento de excecional oportunidade para pensar criticamente a identidade algarvia, numa perspetiva de futuro, 750 anos depois da sua integração no território nacional.

PROGRAMA

15h30  -  António Branco, Reitor da Universidade do Algarve

15h50  - Lídia Jorge, escritora

16h10  - Luís Filipe Oliveira, docente da Universidade do Algarve

16h30 - Vítor Neto,  Presidente do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve

16h50 - Guilherme d'Oliveira Martins, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian

 

 

Por: Sul Sol e Sal