À semelhança de anos anteriores, a Assembleia Municipal de Lagos organizou uma visita de estudo com os jovens, no sentido de os envolver na vida política nacional, uma vez que durante o seu mandato tomam contacto direto com a vida política local.

A visita, que contou também com a presença de alguns membros do executivo municipal, decorreu no início de maio.

 

A Assembleia Municipal de Lagos, reconhecendo a importância e a premência de promover a participação dos cidadãos e, muito em especial dos mais jovens, na vida da comunidade lacobrigense e nas decisões autárquicas, levou a cabo a criação, em 2001, de um “órgão parlamentar novo” – a Assembleia da Juventude, representativo e eleito pelos jovens das escolas do concelho. Neste sentido, e com a colaboração das duas escolas secundárias e das duas escolas básicas 2/3 de Lagos, nasceu no município, há 16 anos, uma nova “escola de democracia e cidadania” – a Assembleia de Juventude.

Com um grande dinamismo e sessões preparadas e interessantes, os jovens questionam o Poder Autárquico e apresentam propostas pertinentes sobre assuntos de interesse municipal. Estas propostas são apreciadas, posteriormente, na Assembleia Municipal. Em cada ano letivo realizam-se uma Sessão Ordinária da Assembleia da Juventude.

Tem sido prática corrente, no decorrer de cada “legislatura” da Assembleia da Juventude (um ano letivo), a Assembleia Municipal organizar uma visita de estudo com os jovens, no sentido de os envolver na vida política nacional.

Este ano, a Assembleia da Juventude deslocou-se a Lisboa, no passado dia 5 de maio, para uma visita de estudo, onde realizou visitas guiadas ao Museu da Presidência e ao MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia. A acompanhar esta jovem comitiva de 25 alunos, para além das Diretoras dos dois Agrupamentos de Escolas de Lagos e as professoras responsáveis, estiveram autarcas lacobrigenses, nomeadamente a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, a Vereadora com o pelouro da Educação e Juventude, Sara Coelho e José Reis, membro da Assembleia de Freguesia de São Gonçalo de Lagos. Por motivos de agenda, ao Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, não foi possível acompanhar toda a visita, sendo que se juntou ao grupo no final da manhã, inteirando-se de todas as atividades e opiniões dos mais jovens.

 

Recorde-se que esta experiência inovadora do Município de Lagos de participação dos jovens na vida autárquica, iniciada em 2001, tem vindo a afirmar-se desde 2003, não só pela regularidade das suas sessões, mas também pela qualidade do trabalho e entusiasmo que os jovens colocam nesta atividade cívica, que culmina com a participação na Sessão Solene Conjunta comemorativa do 25 de Abril – Dia da Liberdade.

 

Por: CM Lagos