Os candidatos CDU foram apresentados no passado domingo, 25 de Junho, em Bordeira (Santa Bárbara de Nexe), num animado almoço convívio que juntou mais de 100 participantes.

Estiveram presentes todos os 1ºs candidatos CDU a outros órgãos autárquicos do concelho de Faro, assim como o mandatário concelhio Joaquim Barbio.

Sérgio Martins, candidato à Junta de Freguesia, e atual Presidente usou da palavra para destacar os principais pontos do projeto CDU para Santa Bárbara de Nexe. Salienta-se excertos da intervenção:

"A CDU apresenta a recandidatura com base na obra que realizámos nos últimos anos:

- Pavimentámos caminhos, fizemos calçadas e várias obras de melhoramento por toda a Freguesia;

- Desenvolvemos a cultura, demos continuidade aos projetos do Museu do Canteiro e da Terra do Acordeão com homenagens aos acordeonistas, aumentámos os subsídios para as charolas e para as associações;

- Apoiámos e desenvolvemos iniciativas para os idosos;

- Conseguimos mais um médico de família ao serviço na nossa Freguesia e conseguimos reabrir o Centro de Saúde de Bordeira – não foi fácil mas conseguimos;

Coisas boas que se fizeram e procurando a união da Freguesia. Queremos avançar unindo, queremos trabalhar em união e respeitando diferenças porque todos temos diferenças e há espaço para essas diferenças.

A CDU acredita no potencial da Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

Acreditamos na força das pessoas, das associações e da cultura da nossa Freguesia. Acreditamos na dinâmica dos trabalhadores e dos empresários da nossa Freguesia.

Acreditamos na participação de todos para melhorarmos a Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

Para o futuro um dos objetivos principais é dar continuidade à melhoria de estradas e caminhos, é continuar a pressionar a Câmara para se melhorar as estradas e caminhos. As Freguesias rurais de Faro, Santa Bárbara de Nexe, Conceição e Estoi pagam anualmente cerca de 10 milhões de euros de IMI. A Câmara Municipal de Faro recebe tantos milhões e é inaceitável que as estradas e caminhos rurais continuem uma miséria.

Outro dos objetivos principais é termos na área da cultura um Museu do Canteiro e do Acordeão em Bordeira, é aumentar o apoio às associações e é criar um movimento cultural na nossa Freguesia diversificado e marcante a nível concelhio e regional.

Uma aposta assim na cultura trará um novo tipo de turista, mais residentes e turistas para a nossa Freguesia.

Outro objetivo importante é termos na área do desporto um campo de futebol na Freguesia devidamente equipado.

São estas as nossas prioridades: estradas, caminhos, cultura, associações, desporto e terceira idade".

Também intervieram Botelho Agulhas candidato à Assembleia Municipal de Faro, e António Mendonça candidato à Câmara Municipal António Mendonça, tendo este último afirmado as propostas base do projeto CDU para o Concelho de Faro, em que se destaca a necessidade de maior investimento público municipal; valorização do trabalho e dos trabalhadores da autarquia e das freguesias; defesa da restauração das freguesias extintas – Conceição, Estoi, Sé e São Pedro; requalificação do espaço público urbano; definição de melhores políticas habitacionais; defesa e requalificação da Ria Formosa; exigir o fim das portagens na Via do Infante, entre outras.

Por todos foi valorizado o carácter distintivo dos eleitos CDU nos diversos órgãos autárquicos de Faro, com relevância para a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe onde a CDU tem de maioria há mais de 20 anos.

Estes homens e mulheres apresentados irão com certeza continuar o trabalho desenvolvido até agora, sempre colocando a melhoria das condições de vida das populações de Santa Bárbara de Nexe, e o desenvolvimento e crescimento da freguesia como primeira preocupação.

 

Por: PCP Algarve