A valiosa dupla constituída pelos atletas José ‘Beto’ Correia e Miguel Pinheiro, foi a grande vencedora da 3ª etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2017.

A vila de Santa Luzia, em pleno concelho de Tavira, voltou a acolher um grande espetáculo desportivo, em prova a contar para a 12ª edição do Campeonato Nacional de Futevólei, a principal prova do panorama nacional.

 Foram 18 as equipas, nomeadamente 36 atletas, que evoluíram ao longo dos dois dias de prova (22 e 23 de julho), no areal do recinto desportivo instalado no Jardim Público de Santa Luzia, e que contou com a participação de algumas das principais duplas e valores da modalidade, com registo também mais uma vez para a participação de uma dupla da ilha da Madeira e duplas do sul de Espanha e ainda de várias jovens duplas nacionais e locais, a evidenciarem cada vez mais todo o seu potencial e evolução técnica e competitiva.

 O evento teve o seu início ao inicio da tarde de Sábado (22 julho), cerca das 15h00, com a Fase de Grupos em agenda, com as equipas a evoluírem até madrugada dentro, num total de 32 jogos para apurar as primeiras 6 equipas finalistas.

 No segundo dia da etapa, domingo, 23 de julho, o recomeço deu‐se cerca das 17h00, com uma Fase Especial de Apuramento, com 6 jogos decisivos nas aspirações das equipas ainda em prova. Em resultando dos jogos agendados nesta fase, resultou o apuramento das duplas Hernâni Baptista/Miguel Pita (Imortal DC) e Mário Segura/Luisma Gomez (AF Huelva).

 Já com o quadro competitivo dos Quartos de Final completo, a prova prosseguiu já só com os 8 finalistas em prova. Em resultado dos 4 jogos disputados, seguiram para as Meias‐finais, Beto Correia/Miguel Pinheiro (CD Póvoa), Jorge Gamboa/Júlio Alves (CD Póvoa), Filipe Santos/Vítor Vilaça (CD Póvoa) e David Peres/Jaime Costo (Farense).

 Enquanto no primeiro jogo da Meias‐Finais que pôs frente a frente duas duplas poveiras, Beto Correia/Miguel Pinheiro tiveram de suar para resolver a partida em 3 sets (15x11|14x16|15x6) face à boa réplica dos seus homónimos Jorge Gamboa/Júlio Alves, no 2º jogo, os poveiros Filipe Santos/Vítor Vilaça, resolveram a partida em 2 sets sem resposta (15x13|15x8) frente à dupla representante do Farense, David Peres/Jaime Costo, e seguiram para o jogo de todas as decisões.

 Em clima de festa e de grande animação, chegou‐se à discussão da grande Final da etapa, de um lado Beto Correia/Miguel Pinheiro, do outro Filipe Santos/Vítor Vilaça, ambas as duplas representantes do CD Póvoa. Foram necessários apenas 2 sets para encontrar os grandes vencedores. Conseguindo impor o seu jogo e através de uma maior consistência e eficácia nas suas ações, Beto Correia/Miguel Pinheiro chegaram à merecida vitória pelos parciais 18x12 e 18x10, saindo assim como os grandes vitoriosos desta 3ª etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2017.

 As maiores emoções e momentos da modalidade estiveram ao rubro, empolgando o muito público presente, que foi seguindo e vibrando jogo a jogo durante os dois dias da prova.

 O campeonato prossegue no fim‐de‐semana de 5 e 6 de agosto em Quarteira, concelho de Loulé.

Numa organização do Clube Recreio e Desporto Santaluziense com a supervisão da Federação Nacional de Futevólei, o evento teve como principais entidades apoiantes o Município de Tavira, Junta de Freguesia de Santa Luzia, A Bola TV, assim como outros parceiros locais.

 

Por: Federação Nacional Futevólei