O Feriado Municipal de Lagoa comemora-se a 8 de setembro, dia da sua Padroeira, Nossa Senhora da Luz.

Este ano foi assinalado com a reabertura da Biblioteca Municipal, a abertura de uma Exposição sobre a Adega Cooperativa de Lagoa, a inauguração dum painel evocativo do Mestre Fernando Rodrigues, patrono da Escola de Artes e a habitual animação no Largo da Igreja Matriz.

Ao início da tarde, a Biblioteca Municipal reabriu as suas portas – após obras de ampliação e reestruturação, que se prolongaram por alguns meses – apresentando novos espaços e novo equipamento mobiliário, mais moderno e funcional, para além de iluminação mais adequada. Na Sala Polivalente perto da entrada, foi inaugurada uma exposição de pintura de Patico, mostrando os seus “20 anos com Arte”. A receção está agora dotada de um novo balcão de atendimento – mais adequado aos leitores em geral e aos que têm mobilidade reduzida, com diferentes níveis de altura – com um computador para a pesquisa do Catálogo da Biblioteca, uma funcionalidade hoje imprescindível na pesquisa e investigação. No piso superior, a Sala Multimédia foi ampliada com a anexação da Sala dos Técnicos, permitindo um aumento de terminais de computador (de 4 para 12), a inclusão de espaço de leitura para jovens e mais espaços expositivos de audiovisuais. A Sala Infanto-Juvenil passou apenas a Sala Infantil, com novo mobiliário, colorido e mais atrativo, alargando o espaço e a importância dada à literatura infantil e ao acolhimento das crianças. Também foi criado um espaço de Bebéteca, que não existia, com 2 computadores preparados com jogos didáticos e sala de leitura, com novo mobiliário. O espaço de estantes foi alargado, havendo mais livros em livre acesso, estando o conjunto das salas mais atrativo, funcional e muito agradável. A visita às instalações foi acompanhada pela música da harpa tocada por Helena Madeira e poesia declamada por Elisabete Martins.

Após a visita, as entidades e convidados seguiram para o Arquivo Municipal, onde foi inaugurada uma exposição sobre a História da Adega Cooperativa de Lagoa, abordando as suas origens, formação, organização administrativa, produção e evolução de técnicas de laboração, aquisição do seu edifício e fases de alargamento, entre outros aspetos, mostrando a sua elevada importância económica, social e na divulgação de Lagoa em Portugal e também além-fronteiras.

Seguiu-se, na Escola de Artes, a inauguração do painel evocativo do Mestre Fernando Rodrigues, uma obra em cerâmica da autoria do artista Ricardo Crista que representa fielmente a imagem do patrono daquela Escola. Na oportunidade, o Presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz, relembrou-o como “uma pessoa de enorme simpatia com uma grande paixão pela sua terra, são estes homens a nossa gente que correspondem ao grande estímulo que nós temos para continuar a defender a nossa terra e as nossas gentes”. Por sua vez, o Presidente da Câmara, Francisco Martins, realçou que “o primeiro contacto com o Mestre foi em 2002 enquanto Vereador responsável pela área da cultura ao visitar este espaço vi os sonhos que ele tinha para o mesmo e então assumi desde logo que era para fazer e assim foi. Hoje quando aqui passo sinto-me orgulhoso desta obra principalmente por sentir que era este o sonho de que o Mestre me falava em 2002 e em sua memória tem de perdurar para sempre”. A emoção já era visível nos familiares presentes quando a filha Isabel Luísa Rodrigues, em representação de todos, agradeceu dizendo que “onde o pai estiver estará a gostar por se manter viva a obra e o legado que nos deixou”.

 

À noite, nada melhor que uma visita às diversas barracas instaladas no Largo dos Combatentes e ruas adjacentes e, para fim de festa, dois espetáculos de caraterísticas diferentes a encherem por completo o Largo dos Combatentes e o átrio da Igreja Matriz: no dia 7, Ricardo e Henrique e, no dia 8, o artista das multidões Marco Paulo, a que se seguiu, à meia-noite, o fogo de artifício que encerrou as comemorações.

 

Por: CM Lagoa