A partir de junho de 2018, o Algarve terá uma rota direta que ligará Faro a Verona.
Esta é uma ação de relevância estratégica, dada a tendência de crescimento dos indicadores turísticos do mercado italiano registada na região, quer em termos de visitantes mas também ao nível do turismo residencial.  A partir do dia 6 de junho de 2018, o Algarve recebe uma nova rota aérea que passará a ligar Faro a Verona. Operada pela companhia Volotea, esta será, até ao momento, a única ligação direta entre a região e o mercado italiano, o que faz desta uma ação estratégica para a região.

“A Itália é um mercado que tem apresentado nos últimos anos valores de crescimento interessantes – em 2016 foram registadas perto de 108 mil dormidas de turistas italianos no Algarve -, pelo que consideramos este um mercado de aposta e de relevância estratégica para a região”, explica Dora Coelho, diretora executiva da Associação Turismo do Algarve (ATA), a agência responsável pela promoção turística da região junto dos mercados externos e uma das entidades que contribuiu para a realização desta operação.

De salientar ainda que, a seguir aos britânicos, aos nórdicos e aos franceses, tem vindo a registar-se recentemente um aumento significativo de turistas italianos que estão a escolher o Algarve como destino de turismo residencial, instalando-se na região para viver durante parte do ano. “A criação de uma ligação aérea direta ao Algarve terá, com certeza, uma influência no crescimento desta tendência”, acredita Dora Coelho.

Recorde-se que o mercado italiano teve já uma relevância muito significativa para este destino durante a década de 90, período durante o qual o Algarve chegou a receber cerca de 20 mil passageiros anuais oriundos de Itália. Entretanto esta operação foi interrompida, pelo que o anúncio desta nova rota representa, nas palavras de Dora Coelho, "um desafio estimulante para a região tendo em vista a reconquista deste mercado".

De acordo com a companhia Volotea, o Algarve é um destino de "grande fascínio e appealturístico", razão pela qual justifica este novo investimento.

A nova rota terá uma frequência semanal, de junho a setembro, com uma capacidade de oferta de 5.400 lugares.

 

Por: ATA