No próximo dia 11 de novembro, pelas 15 horas, será inaugurada no Convento de S. José, em Lagoa, uma exposição de pintura a óleo sobre tela, de Francisca Sebastião, que estará patente até 12 de dezembro.

Francisca Sebastião é natural de Monchique e reside em Lagoa, onde fez a sua primeira exposição (Fatacil) em 1988. Pintora autodidata, já realizou várias exposições no Algarve, tendo obras em vários Países, fruto do seu empenho em levar a sua arte ao encontro de quem aprecia a pintura a óleo.

A presente exposição teve origem no seu sentido solidário, bem expresso no texto por si subscrito:

“Dia 8 setembro de 2016

Não se via o sol envolto pelo fumo. As cinzas caiam-nos em cima e por toda a parte o calor do fogo era uma bola imensa e rubra. Sabíamos que os sítios de Senhora do Verde, Montes de Cima e Alcalar, toda a zona era um inferno de chamas e labaredas, que lambiam tudo o que encontravam pelo caminho.

Na tarde desse dia. O meu marido chegou a casa e disse que os bombeiros tinham feito um apelo, pedindo meias de algodão e creme. Ele, acabando de dizer estas palavras, irrompeu num pranto. E eu também. Bravos homens e mulheres que desprezando a própria vida, lutam em prol das vidas alheias, que por vezes por elas dão a vida.

Senti dentro de mim uma desmedida vontade de ajudar estes guerreiros, mas não sabia bem como. De repente, fez-se luz! Naquele momento eu sabia já a forma de dar alguma coisa aos bombeiros. De poder ajudar quem tanto ajuda. Sou pintora autodidata. Deu-me Deus a graça de poder pintar e, nesse instante de realização, surgiu na minha mente aquilo que agora se materializa em realidade: Uma exposição de pintura, estava claro. Para culminar, a minha missão seria fazer com que cada cêntimo, cada euro, de cada quadro vendido revertessem inteiramente para os bombeiros de Lagoa.

Enfim, chegou o momento. Obrigada a todos os que me ajudaram a concretizar este propósito e fiquem sabendo que o vosso apoio tornou cada pincelada, cada quadro e cada luta possível.

E mais do que isso, obrigada aos que ainda irão ajudar os Bombeiros de Lagoa.”

 

Por: CM Lagoa