A Câmara Municipal de Albufeira manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Joaquim Cabrita Neto, um dos mais carismáticos dirigentes políticos algarvios, que no passado mês de agosto foi homenageado pela Assembleia Municipal, órgão que presidiu, pelo seu contributo para a história da Democracia em Albufeira.

Joaquim Cabrita Neto, um dos nomes mais notórios do PSD e, em particular do PSD/Algarve, faleceu ontem, 13 de novembro, aos 77 anos, em virtude de doença prolongada.

O ex- Governador Civil (1985 e 1995) foi também presidente da Comissão Regional de Turismo (1976 a 1979), entidade que deu origem à atual Região de Turismo do Algarve.

A nível político, Cabrita Neto foi presidente do PSD/ Algarve, autarca em Albufeira e deputado à Assembleia da República pelo Partido Social Democrata. Em termos associativos presidiu à Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA) e foi ainda vice-presidente da Confederação das Associações de Hotelaria, Restauração e Cafés da União Europeia (HOTREC).

A 10 de junho de 2010 tornou-se Comendador da Ordem de Mérito, distinção atribuída pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Anteriormente foi também agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito, concedida pelo Governo da República Federal da Alemanha, e com a Medalha de Ouro da Cidade de Faro.

Natural de São Bartolomeu de Messines, Joaquim Cabrita Neto era filho de Teófilo Fontainhas Neto, um dos maiores empresários da região, e irmão de Vítor Neto, presidente do NERA e antigo secretário de Estado do Turismo.

Cabrita Neto teve uma das suas últimas aparições pública na Sessão Solene de imposição de insígnias no âmbito das comemorações dos 40 anos do Poder Local, a 18 de agosto, em homenagem aos deputados da Assembleia Municipal de Albufeira. O ex-presidente da Assembleia Municipal (1979-1982) recebeu um Colar de Honra pelo seu contributo para a história da Democracia em Albufeira.

Carlos Silva e Sousa disse que “perdeu-se uma personalidade forte do regime democrático, que muito lutou pelo desenvolvimento da região do Algarve”. O presidente da Câmara Municipal endereça, em nome do Município de Albufeira, as mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

 

Por: CM Albufeira