Numa altura crítica em que as artes tradicionais do Algarve estão na contagem decrescente para a extinção e em que o mercado desperta para a produção artesanal de alto valor cultural, diferenciadora e inserida numa lógica de economia circular, o Projecto TASA lança um programa de capacitação e instalação de novos artesãos.

Este programa pretende responder de forma direta à necessidade de transmitir conhecimentos nas artes dos entrelaçados a uma nova geração de artesãos. Condensa num programa intensivo as técnicas base para desenvolver competências na área da cestaria (cana), empalhamento de cadeiras e entrelaçados de palma (empreita, “malha” e palhinha).

O intuito é formar novos artesãos e integrar alguns destes na equipa do Projecto TASA, dando-lhes a possibilidade de colaborar no desenvolvimento de produtos que aliem a produção artesanal à inovação e de participar em atividades criativas relacionadas com o turismo e a arte.

Os aprendizes terão um ciclo inicial de formação nas várias técnicas, e, posteriormente, deverão escolher uma de duas especializações.

Esta iniciativa conta com a parceria de patrocinadores privados apostados em integrar a cultura local nos seus espaços e atividades.

As inscrições estão abertas até ao dia 15 de janeiro de 2018 em www.projectotasa.com

Programa completo em:

http://projectotasa.com/abertas-inscricoes-para-programa-artesaos-do-seculo-xxi/

 

Por: Pro Activetur