O Município de Albufeira associou-se às comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, através da realização de um encontro informal que sentou à mesma mesa, no passado dia 5 de dezembro, dezenas de voluntários, a vereadora responsável pela Cidadania e Voluntariado e duas técnicas do Banco Local de Voluntariado da Autarquia, com o objetivo de assinalar a data e promover a troca de ideias e experiências entre os participantes.

O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro. A data foi proclamada em 1985 pelas Nações Unidas com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo, constituindo uma excelente oportunidade para que as organizações de voluntariado possam dar visibilidade aos seus projetos a nível local, nacional e internacional.

Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Albufeira promoveu um jantar que reuniu perto de três dezenas de voluntários, a responsável pelas questões ligadas à Cidadania e Voluntariado, vereadora Ana Pífaro, e duas técnicas do Banco Local de Voluntariado.

Durante o encontro, que serviu também para os voluntários se conhecerem melhor (entre si, bem como aos responsáveis da Autarquia) e falarem sobre as suas experiências e as dificuldades sentidas nos projetos em que estiveram envolvidos, a vereadora Ana Pífaro aproveitou para agradecer a todos os que de forma abnegada dedicam parte do seu tempo a ajudar o próximo. “Quero agradecer a todos os voluntários, os que estão aqui hoje e aos que por diversas razões não puderam estar presentes neste momento de convívio e de partilha de experiências, pela sua disponibilidade em ajudar os outros sem pedir nada em troca, exercendo uma cidadania ativa na comunidade onde se encontram inseridos. É através da solidariedade que conseguimos fazer a diferença num mundo que queremos cada vez mais justo e com menos assimetrias sociais. Muito obrigada por fazerem parte do Banco Local de Voluntariado, projeto que sem o vosso valioso contributo, tenho a certeza, não conseguiríamos pôr em funcionamento, e que abrange áreas tão diversas como a terceira idade, saúde, educação, tempos livres, cultura, turismo, entre outros igualmente importantes”, sublinhou.

O Banco Local de Voluntariado é constituído por 200 voluntários que, sempre que necessário, colaboram com a Autarquia e as diversas entidades parceiras em projetos que vão surgindo ao longo do tempo.

Este ano foram integrados em projetos de longa duração (1 a 6 meses) 22 voluntários, que ajudaram a levar a bom porto iniciativas da responsabilidade da Câmara Municipal, Fundação António Silva Leal, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e AHSA – Associação Humanitária Solidariedade de Albufeira. Pontualmente verifica-se a necessidade de recorrer ao voluntariado para dar resposta a campanhas de curta duração (1 a 2 dias). Em 2017, 21 voluntários colaboraram em várias ações pontuais, nomeadamente com a Autarquia, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Europa Colon e Banco Alimentar.

Este ano, há ainda a destacar a realização do 1º Encontro de Voluntariado de Albufeira, no passado dia 26 de maio, iniciativa organizada pelo Município de Albufeira em parceria com o Centro Paroquial de Paderne. O evento, que teve por objetivo discutir a importância do voluntariado na sociedade atual e promover a apresentação de casos de sucesso nas áreas públicas e privadas, contou com a presença do presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado, Eugénio Fonseca.

Em Albufeira existem inúmeras entidades disponíveis para acolher pessoas interessadas em prestar serviço de voluntariado. Para facilitar o processo, a Câmara Municipal criou o projeto “Albufeira Voluntária”, que pretende ser um local de encontro entre as instituições do concelho que necessitem de acolher voluntários e os interessados em prestar serviços de voluntariado. O Município assume-se como o elo de ligação entre os voluntários e as entidades, competindo-lhe receber as inscrições (dos voluntários e das entidades), identificar as motivações, expectativas, interesses e aspirações, garantir a formação na área do voluntariado e proceder ao pagamento do Seguro Social Voluntário, sempre que o voluntário não se encontre abrangido por um regime obrigatório da Segurança Social.

“Ser voluntário é um ato de cidadania, uma forma inspiradora de ajudar o próximo, contribuindo para a concretização de projetos que melhoram a vida da comunidade onde nos encontramos inseridos”, sublinha Ana Pífaro.

Quem quiser prestar serviço de voluntariado em Albufeira, basta ter idade igual ou superior a 18 anos e proceder à inscrição como voluntário nos serviços da Divisão de Educação e Ação Social da Autarquia, nas instalações do Páteo Bloco A, junto das técnicas Sílvia Dias e Rita Rodrigues. Deverá ser efetuada marcação prévia através dos telefones: 289 599 611 ou 289 598 847.  

 

Por: CM Albufeira