No passado dia 31 de Dezembro, cumpriram-se 100 anos sobre o nascimento de José Vitoriano, operário corticeiro, destacado dirigente do PCP e resistente antifascista .

José Vitoriano nasceu no concelho de Silves, num Algarve rural do início do século XX onde as condições de vida eram duras e pobreza era a realidade da generalidade da população, e tal como muitas outras crianças na época cedo começou a trabalhar na ajuda da subsistência familiar. Aos 13 anos José Vitoriano tornou-se operário corticeiro.

Com esta condição cedo adquiriu consciência de classe participando desde muito jovem em várias lutas em Silves. Teve um destacado percurso sindical, que o levou a liderar o Sindicato dos Nacional dos Corticeiros. A sua ligação ao PCP também começou no seu local de trabalho, na fábrica. O seu percurso político iniciado em defesa dos interesses dos trabalhadores corticeiros, continuou para o plano regional e depois nacional, mais tarde passaria à clandestinidade como funcionário do Partido Comunista Português.

A repressão fascista manteve-o encarcerado durante quase 17 anos, mas isso nunca o conseguiu derrubar ou vergar, contribuindo com a sua acção para o fim da ditadura fascista e a conquista da liberdade em 25 de Abril de 1974.

No PCP, assumiu responsabilidades de direcção nacionais antes e após o 25 de Abril onde desempenhou diversas tarefas. Já em democracia foi também deputado na Assembleia da República, tendo sido Vice-Presidente durante vários anos.

O seu percurso fica marcado por uma vida de luta antifascista, pela liberdade e pela construção de um Portugal verdadeiramente democrático liberto de todas as formas de exploração e opressão.

Depois de ter sido realizada no passado dia 12 de Dezembro uma sessão evocativa que contou com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e que encheu a Casa do Alentejo em Lisboa, a Direcção Regional do Algarve do PCP promoverá, a partir do próximo dia 19 de Fevereiro, uma exposição dedicada a José Vitoriano que estará patente até ao dia 27 de Janeiro na Biblioteca Municipal de Silves. Também no dia 19 de Janeiro, decorrerá pelas 21:00, no mesmo local, uma sessão evocativa que contará com a participação de Manuela Bernardino, destacada dirigente do PCP.

 

Por: PCP