No âmbito do Plano de Operacionalização de Fiscalização – Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o Município de São Brás de Alportel e o Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS) da GNR assinaram a 19 de janeiro, um protocolo de cedência e utilização de equipamento e acesso a informação geográfica concelhia.

O protocolo, que traduz uma parceria entre estas entidades,  formaliza a cedência de um tablet onde a 2.ª Companhia de Intervenção, Proteção e Socorro da GNR vai aceder a informação geográfica, nomeadamente ortofotocartografia digital do concelho de São Brás de Alportel necessária para a implantação de uma célere e eficaz ação junto dos proprietários e população em geral.

Este equipamento vai facilitar o trabalho de fiscalização e sensibilização no terreno relativo às limpezas das faixas de gestão de combustível, nomeadamente, nas áreas de 50 metros de segurança de habitações. De acordo com a legislação vigente, estas limpezas devem ser efetuadas até 15 de março de 2018. As equipas irão trabalhar na informação e sensibilização das populações para esta problemática, fiscalizando os eventuais casos de incumprimento.

O acordo foi firmado por um período de seis meses com possibilidade de renovação automática por períodos iguais.

Com esta medida, o Município procura facilitar o trabalho destes agentes de Proteção Civil na sua missão de proteção da Floresta no território são-brasense.

 

Por: CM S. Brás de Alportel