Hoje é segunda-feira, 05 de março, sexagésimo quarto dia do ano, Dia Mundial da Eficiência Energética e Dia Mundial do Ténis. Faltam 301 dias para o final de 2018.

Este dia é dedicado a São João José da Cruz, confessor, e a São Teófilo, bispo.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 09, às 11:20.

O sol nasce às 07:03 e o ocaso regista-se às 18:33.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:29 e 17:48, a baixa-mar às 11:18 e 23:31.

Peixes é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o fidalgo José Relvas, que proclamou a implantação da República da varanda da Câmara Municipal de Lisboa (1858).

Nesta data, em 1501, partia do Tejo a expedição de João da Nova que viria a descobrir as Ilhas de Ascensão e de Santa Helena. Em 1539, morria, num naufrágio, D. Nuno da Cunha, governador da Índia. Em 1891 começava a ser publicada a terceira série do semanário humorístico, de crítica política e social, “O António Maria”, de Rafael Bordalo Pinheiro.

Em 1917, morria, em Lisboa, Manuel de Arriaga, aristocrata açoriano e primeiro Presidente da República Portuguesa. Em 1932, era criada a Academia Nacional de Belas-Artes. Em 1933, Adolfo Hitler e o partido nazi obtinham o maior número de lugares no Parlamento alemão.

Em 1953, morria o compositor russo Sergei Prokofiev, 62 anos, poucas horas depois do líder soviético José Estaline. Em 1969, do módulo lunar Apollo-9, era transmitida a primeira emissão televisiva, com origem numa nave espacial.

Em 1970, entrava em vigor o tratado de não-proliferação nuclear, ratificado por 43 países. Em 1977, o governo espanhol reconhecia o direito à greve, suprimido cerca de 40 anos antes por Francisco Franco. Em 1986, no início da vigésima edição do Rali de Portugal, na etapa da Lagoa Azul, o despiste de um automóvel provocava a morte de duas pessoas e ferimentos em 33.

Em 1990, era lançado o jornal Público, sob a direção de Vicente Jorge Silva. Em 1991, no termo do conflito do Golfo, o Iraque libertava os prisioneiros de guerra. Em 1996, o Prémio Thyssen-Arquitectura era atribuído aos portugueses João de Vasconcelos e Carlos Severo. Em 2001, demitia-se o ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho, assumindo a “responsabilidade política” do acidente da véspera, a queda da ponte de Entre-os-Rios.

Em 2003, era apresentado o relatório do Programa Mundial da Evolução dos Recursos Hídricos da ONU, que apresentava a possibilidade de 7.000 milhões de pessoas, em 60 países, virem a sofrer de falta de água, antes de 2099. Em 2004, a proposta da regulamentação do Código Laboral era aprovada na generalidade, pelo PSD e o CDS-PP, no Parlamento.

Em 2005, o presidente sírio, Bachar al-Assad, anunciava o plano de retirada das tropas sírias do Líbano. No mesmo dia, morria Sergiu Comissiona, 76 anos, regente norte-americano de origem romena, diretor da New York City Opera.

Em 2006, a entrega dos Óscares, distinguia a realização de Ang Lee, em “O Segredo de Brokeback Mountain”, e a produção de “Colisão”, do canadiano Paul Haggis, como a do melhor filme. No mesmo dia, morriam António Manuel Pinto Barbosa, 88 anos, economista, antigo ministro das Finanças e ex-governador do Banco de Portugal, e Sérgio de Azevedo, 69 anos, empresário teatral.

Em 2007, era apresentado em Lisboa o projeto de criação da Televisão da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a TV CPLP. Morriam Ivo Lorscheiter, 79 anos, arcebispo emérito da cidade brasileira de Santa Maria, símbolo da luta contra a ditadura; e Yavan Delporte, 78 anos, autor de banda desenhada belga, antigo editor chefe da revista Spirou.

Em 2008, o Parlamento britânico rejeitava a realização de um referendo no Reino Unido ao Tratado de Lisboa da União Europeia. Morria em Santana (arredores de Sesimbra), vítima de doença prolongada, o historiador Joel Serrão, 88 anos, autor de dezenas de títulos de história, nomeadamente o “Dicionário de História de Portugal”.

Em 2013, morria, com 58 anos, o presidente da Venezuela, Hugo Chavez.

Em 2014, os paleontólogos Christophe Hendrickx e Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa, anunciavam uma nova espécie de dinossauro carnívoro com 150 milhões de anos descoberto na Lourinhã, o maior predador terrestre desse período. Cristiano Ronaldo isolava-se na liderança dos marcadores da história da seleção portuguesa, ao apontar o 48.º golo pela seleção "AA", superando os 47 de Pauleta.

Em 2016, morria Pat Conroy, escritor norte-americano autor de “O Príncipe das marés”, aos 70 anos, vítima de cancro no pâncreas, na Carolina do Sul.

Em 2017, morria, aos 78 anos, em Colónia, Alemanha, Kurt Moll, cantor alemão de ópera que se destacou na interpretação de Mozart, Wagner e Richard Strauss.

 

Lusa/Fim.