No âmbito do Ciclo «Horizontes do Futuro», Francisco Ferreira, docente e presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, vai estar no Salão Nobre dos Paços do Concelho no próximo dia 22 de março, quinta-feira, pelas 21h00, para apresentar uma conferência intitulada «Como contrariar as grandes ameaças ao Planeta?».

«As alterações climáticas e o excessivo consumo de recursos exigem medidas urgentes. Com 2016 como o ano mais quente desde que há registos, os impactes à escala mundial e em Portugal são enormes e tendem a agravar-se. Ao mesmo tempo, sobre exploramos o planeta em mais 60% em relação à sua capacidade de regeneração. As mudanças que temos pela frente em termos tecnológicos e comportamentais para garantir uma melhor qualidade de vida são enormes. O objetivo que Portugal assumiu de ser neutro em carbono em 2050 exige uma ação imediata e os nossos estilos de vida dentro de 40 anos terão de ser necessariamente muito diferentes, em áreas como a alimentação, a quantidade e proveniência dos bens consumidos, ou a mobilidade. Uma economia circular é essencial como resposta a estes desafios, mas será que os cidadãos, as empresas e as autarquias estão conscientes do que ela implica? Perceber e participar neste caminho de mudança é essencial para um futuro mais sustentável».

Francisco Cardoso Ferreira é professor no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e investigador do CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade). É licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT-NOVA, mestre por Virginia Tech nos EUA e doutorado pela Universidade Nova de Lisboa.

Tem um vasto conjunto de publicações nas áreas da qualidade do ar, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável. Foi presidente da Quercus de 1996 a 2001 e vice-presidente entre 2007 e 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é o presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente com atividade nacional.

Esta conferência tem entrada livre.

 

Por: CM Loulé