Este ano a Hora do Planeta celebra-se a 24 de março. Esta iniciativa que consiste em apagar as luzes durante 60 minutos, conta com a adesão do município de Vila do Bispo que assim se junta ao mundo no apagão global, desligando para o efeito as luzes do edifício dos Paços do Concelho entre as 20h30 e as 21h30.

Neste âmbito a Câmara Municipal apela, também, aos munícipes a aderir a este ato simbólico, desligando em suas casas, se possível, as luzes, a televisão, o computador, o despertador, ou qualquer outro eletrodoméstico.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas. Trata-se assim de uma atitude que promove a reflexão e ação contra alterações climáticas, apelando a uma mudança de atitude relativamente a esta temática.

Um ano depois a Hora do Planeta tornou-se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.

Marcos globais, como a Sydney Harbour Bridge, a Torre CN, em Toronto; a Ponte Golden Gate, em São Francisco; o Coliseu de Roma, entre muitos outros, ficaram às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava mais urgente a cada hora e em qualquer parte do mundo.

Mais informações sobre a Hora do Planeta em http://www.natureza-portugal.org/

 

Por: CM Vila do Bispo