Ministro do Ambiente preside, em Portimão, à assinatura do Contrato referente à empreitada e à inauguração da nova ETAR da Companheira

No próximo dia 3 de abril (terça-feira), Sua Excelência o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, desloca-se a Portimão, para presidir à assinatura do Contrato referente à empreitada de Reforço do Cordão Dunar da Frente de Mar de Alvor Nascente.

Neste sentido, informa-se que poderá assistir à referida Cerimónia Pública, que se realizará no dia 3 de abril, às 15 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão.

Enquadrada no Plano de Ação Litoral XXI, a empreitada de “Alimentação Artificial e Reforço do Cordão Dunar da Praia de Alvor Nascente”, orçada em 2 milhões de euros, é suportada em 85% por financiamento comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - PO SEUR.

Informa-se ainda que se encontra agendada para as 16h00, do mesmo dia, a Inauguração Oficial da Cerimónia de inauguração da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Companheira em Portimão, que será igualmente presidida pelo Senhor Ministro do Ambiente.

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Companheira, que representa um investimento de 13,8 milhões de euros, está dimensionada para servir uma população de cerca de 140.000 habitantes e tratar um caudal médio de cerca de 32.000 m3/dia, garantindo, de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade e num quadro de sustentabilidade económica, social e ambiental, o abastecimento de água para consumo humano e o tratamento de águas residuais.

Esta nova instalação, que se encontra integrada no Subsistema da Companheira, permite melhorar a qualidade da água na Ribeira de Boina e consequentemente do Estuário do Rio Arade.

Local: Etar da Companheira. Coordenadas: 37.150799, - 8.521500

 

Por: CM Portimão