Foi inaugurada, ontem dia 9 de abril, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, a exposição de fotografia «Viagem Interior – Desertificação e Despovoamento do Algarve», da autoria de Telma Veríssimo, fotógrafa e investigadora de diversas temáticas algarvias e autora de várias publicações.

A exposição é composta por 31 painéis que retratam rostos humanos, paisagens, diversos aspetos da vida rural, animais, experiências de vida e artes tradicionais, em vias de se perderem. As imagens foram captadas nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Loulé, Monchique, São Brás de Alportel e Silves.

A inauguração, presidida por Rute Silva, Vereadora da Câmara Municipal de Vila do Bispo, contou com a presença da autora e de mais 23 pessoas, nacionais e estrangeiras. Na abertura, Telma Veríssimo destacou o estado de abandono e de esquecimento a que se encontra votado o interior do Algarve, com saberes que se estão a perder irremediavelmente, em locais isolados, onde uma população, maioritariamente idosa, continua a resistir teimosamente aos modos de vida frenéticos da atualidade.

Uma exposição a não perder e que estará patente no Centro de Interpretação até ao próximo dia 27 de abril, podendo ser visitada, diariamente, de 2.ª a 6.ª feira, das 09h00 às 15h30.

 

Por: CM Vila do Bispo