O Dia Internacional do Enfermeiro, 12 de maio, é assinalado em São Brás de Alportel com um programa de atividades de promoção da saúde, para a comunidade, que decorrerá no Centro de Saúde e Jardim Carrera Viegas.

Sendo maio o “mês do coração”, o programa de atividades tem por foco os hábitos saudáveis e os cuidados com o coração.

O programa tem início pelas 15h00, no recinto do Centro de Saúde de São Brás de Alportel com uma sessão de esclarecimento à população sobre risco cardiovascular e a avaliação de alguns fatores de risco para a saúde cardiovascular, nomeadamente: avaliação de Tensão Arterial, o consumo tabágico e o Índice de Massa Corporal.

No Jardim Carrera Viegas, as atividades continuam pelas 16h00 com a atuação do grupo folclórico “Velha Guarda” seguida de uma aula de exercício físico aberto à população com os alunos dos programas “Seniores em Movimento” e “Coração Ativo”, iniciativas da Junta de Freguesia, dinamizadas em parceria com o Município de São Brás de Alportel.

Alertar a população para os fatores de risco cardiovasculares, incentivar a prática segura de exercício físico e a divulgar os projetos existentes no concelho para a prática de exercício, bem como promover a interação entre os enfermeiros da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de São Brás de Alportel e a população são os objetivos desta ação.

Uma iniciativa organizada pelos enfermeiros da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de São Brás de Alportel, em parceria com a Junta de Freguesia, com a colaboração da Câmara Municipal, a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Ordem dos Enfermeiros e o Agrupamento de Centros de Saúde do Centro do Algarve (ACES Central).

 

Por: CM S Brás Alportel