No dia 19 de maio o Museu de Portimão comemora 10 anos de porta aberta ao serviço da comunidade e de todos os que visitam o equipamento cultural inaugurado em 2008, após a conversão da antiga fábrica de conservas FEU numa «fábrica de histórias».

Neste dia, às 16h00, realiza-se a inauguração da exposição “Gentes da terra e do mar”, uma mostra que ocupará as duas salas de exposição temporárias e permitirá um olhar sobre a dualidade de realidades que sempre estiveram presentes na evolução de Portimão. Por um lado as atividades ligadas à terra e por outro a pesca artesanal e industrial, sendo a Praça e o Mercado os lugares em destaque onde ambas se encontram. Nesta ocasião os visitantes serão convidados a descarregar a nova app do museu ou a colocar os óculos de realidade aumentada para viverem uma experiência digital com Guias Multimédia. Este novo suporte é uma ferramenta com um caráter inclusivo, que permitirá aos visitantes descobrirem a exposição de referência do museu de uma forma interativa.

Às 17h30, ao som do acordeão, junto do transportador de peixe, no exterior do museu, será partido o Bolo do 10º Aniversário, alusivo à terra e ao mar, e oferecida uma degustação com diferentes iguarias acompanhadas por uma seleção de vinhos regionais.

As comemorações do 10.º aniversário continuam, a partir das 21h00, com o museu associado à iniciativa “Noite Europeia dos Museus”, que por toda a Europa se celebra nesta data. A fachada da antiga fábrica ganhará uma nova vida com um magnífico espetáculo de luz e cor e com a atuação de Ana Paula Rada, a jovem portimonense, aluna da Academia de Música de Lagos, que se destacou na última edição do programa “The Voice Portugal”, com um 2ºlugar. Ainda nesta ocasião a performance de dança contemporânea intitulada “Petingas em rede”, pela Dancenema, convidará todos os presentes a entrar no museu de lanterna na mão para descobrir o outro lado deste espaço ao som das Guitarras do Conservatório de Música de Portimão.

O programa das comemorações está a decorrer durante o mês de maio, estando ainda agendadas duas iniciativas até ao final do mês. No dia 17, às 18h00, o lançamento da 2ª Edição “Cartas de Manuel Teixeira Gomes a João de Barros”, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Portimão e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que contará com a apresentação do Professor Guilherme de Oliveira Martins e no dia 26 de maio, às 17h00, a inauguração de duas exposições. No hall ficará patente o conjunto de obras “Tesouros do Mar”, de Vera Christians, que reflete aspetos da vida marinha e no exterior do museu uma mostra de imagens intitulada “Rio Arade - Uma maré cheia de Histórias”, que pretende dar a conhecer a evolução das atividades económicas, desportivas e culturais relacionadas com o rio Arade e as suas margens.

No dia 18, em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o mote “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, o Museu de Portimão tem entrada gratuita e convida os visitantes a testarem a nova aplicação que será apresentada no dia seguinte, dia 19 de maio, no âmbito do 10.º aniversário, como uma forma de ampliar a “hiperconexão” do museu.

A forte proximidade com a comunidade local permitiu ao Museu de Portimão, distinguido em 2010 com o prestigiante prémio “Museu Conselho da Europa”, constituir-se como um importante e dinâmico laboratório de ideias e projetos para a afirmação do território do Município revelando-se uma mais-valia turística para toda a região algarvia. Realizou entre 2008 e 2018 mais de 60 exposições e recebeu cerca de 560.000 visitantes de inúmeras nacionalidades.

 

Por: CM Portimão