A 14ª etapa da Fam Trip «Redescobrir os Segredos do Algarve» passou pelo concelho de Olhão esta quinta feira, 24 de maio.

A iniciativa da Região de Turismo do Algarve (RTA), em parceria com o Município de Olhão, pretendeu revelar a jornalistas, agentes e operadores turísticos alguns dos segredos ainda pouco conhecidos do concelho, bem como dar a conhecer uma mão-cheia de empreendimentos que irão projetar e requalificar a cidade nos próximos anos.

O dia começou no Real Marina Hotel & Spa, a única unidade hoteleira de 5 estrelas do sotavento algarvio, localizada em Olhão.

Aí, foram apresentados pela autarquia aos convidados os projetos mais importantes a desenvolver no concelho, de iniciativa pública e privada.

Um deles é a requalificação da zona poente, que irá transformar esta entrada da cidade num espaço aprazível de lazer.

O projeto contempla a criação de jardins, praias urbanas, espaços comerciais e uma unidade hoteleira de baixa volumetria.

Este investimento público de cerca de 3 milhões de euros começará a tornar-se realidade no início de 2019.

Outra zona que será alvo de uma renovação profunda será a frente ribeirinha. Esta verdadeira “revolução” numa das zonas mais nobres da cidade contempla a requalificação dos jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense, a envolvente dos Mercados Municipais e a Avenida 5 de Outubro, conferindo a toda esta zona características mais modernas, polivalentes e, sobretudo, mais amigas dos peões.

O início das obras está previsto já para outubro, num investimento global a rondar 1,5 milhões de euros.

A transformação desta zona da cidade ficará completa com mais dois investimentos privados: o porto de recreio e o empreendimento Del Mar Marina.

Outros dois projetos cujos efeitos positivos se farão sentir na qualidade de vida dos olhanenses, mas também na experiência de quem visita a cidade e o concelho são a construção de habitação a custos controlados, um investimento autárquico que pretende apoiar os olhanenses na compra de casa a preços sustentáveis, e a construção de um parque de estacionamento em altura nas imediações dos CTT, cujo orçamento estimado é de 1 milhão de euros, com início das obras previsto já para o segundo semestre deste ano.

As últimas “novidades” a serem apresentadas aos jornalistas, agentes e operadores turísticos foram a aplicação móvel e o site turístico do município, duas funcionalidades tecnológicas que serão lançadas a 16 de junho, Dia da Cidade.

O resto do dia dedicado pela RTA ao concelho de Olhão incluiu um passeio de barco pela Ria Formosa e visitas guiadas ao Caminho das Lendas, ao Museu da Conserveira do Sul, aos Azeites Monterosa e às unidades hoteleiras Casa Modesta e Vila Monte Farm House.

 

Por: CM Olhão