A Infraestruturas de Portugal (IP), responsável pela intervenção, revelou hoje que os trabalhos de tratamento anticorrosivo já foram iniciados, visando o “reforço das condições de segurança” das pontes.
Trata-se de “uma intervenção de manutenção preventiva, no reforço das condições de fiabilidade e segurança da infraestrutura ferroviária”, frisou a IP, explicando que a empreitada “representa um investimento de cerca de 800 mil euros”.
Os trabalhos, realçou a empresa, “revestem-se da maior importância para a preservação e manutenção das estruturas metálicas, atenuando os efeitos nocivos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição”.
Com um prazo de execução de 210 dias, as obras abrangem as pontes de Garvão II, de Totenique, da Consulta, do Padronito, de Mira e do Barranco Longo, “localizadas no troço da Linha do Sul que atravessa os concelhos de Ourique, Odemira e Silves”.
Na Linha do Sul, segundo a IP, existem 180 pontes, 33 delas metálicas.
Já da rede ferroviária nacional, continuou, fazem parte 2.358 pontes, das quais “547 são pontes metálicas, algumas delas centenárias e de elevado valor histórico e simbólico”.
Por: Lusa