A Rota Vicentina vai expandir-se até Lagos e está a recolher contributos para a definição do trilho. As sessões públicas de apresentação do projeto e das novas etapas estão a decorrer. Em Lagos tiveram lugar em junho.

Situada no SW de Portugal, a Costa Alentejana e Vicentina é a mais bem preservada zona costeira do sul da Europa. A responsabilidade da Rota Vicentina é “investir na sua proteção, enquanto construímos uma oferta turística baseada no modo de vida local, nas paisagens, nos produtos da região, nos serviços de qualidade e no bem-estar da comunidade”. Dentro deste território, a Rota Vicentina gere uma rede de percursos pedestres que totalizam 450 km para caminhar e “desafia o País e o mundo a pensar a sério nos caminhos da sustentabilidade”.

De acordo com Marta Cabral, Presidente da Direção da Associação Rota Vicentina, “é possível unir uma região num projeto comum. Um projeto ecológico, sustentável e integrado”.

Na sessão de apresentação do projeto, que decorreu no passado dia 8, foram facultados alguns dados respeitantes a 2017, nomeadamente o facto de terem sido contabilizados 23 mil caminhantes, e o trilho Porto Covo – Odeceixe ter sido o trilho mais utilizado. Segundo a Rota Vicentina, “prevê-se que o futuro trilho de Lagos possa apresentar um número superior ao do trilho Porto Covo – Odeceixe”. De acordo com Marta Cabral, o trilho de Lagos – Sagres ainda não está definido sendo que estão atualmente a recolher contributos e sugestões. A ideia é inaugura-lo até ao final deste ano. A terminar, a responsável da Rota Vicentina deu ainda a conhecer os novos recursos e investimentos feitos para oferecer no decorrer deste ano, designadamente: 300 km de novos percursos pedestres, incluindo percursos circulares e melhorias no Trilho dos Pescadores; experiências culturais e visitas com a comunidade local, que representam a identidade tradicional e contemporânea da região; turismo acessível, com utilização dos trilhos por turistas com mobilidade reduzida e uma extensa rede de trilhos de BTT.

Por parte da Câmara Municipal de Lagos, a Presidente Maria Joaquina Matos, deixou publicamente os “parabéns a este grande projeto”, deixando a certeza que “a autarquia fará tudo o que estiver ao seu alcance para que a Rota continue a ser um sucesso, e que o trilho de Lagos possa ser o melhor do mundo”.

 

Por: CM Lagos