As mudanças de estação deixam-nos sempre com vontade de alterar qualquer coisa lá por casa. No inverno, procuramos cores quentes e têxteis confortáveis que componham um ambiente muito acolhedor. Pelo contrário, quando o verão se aproxima, deixamo-nos embalar pelas tonalidades vibrantes e frescas que dizem bem com os dias soalheiros.

Com a ajuda da MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, ajudamos-te a tomar as decisões mais acertadas na hora de decidir pintar a casa. Afinal, pintar a casa é uma maneira económica e bastante eficaz de “dar uma nova vida” ao lar, visto que uma cor bem escolhida tem o poder de transformar um espaço.

Pintura de paredes 

Pintar uma única parede pode deixar o seu espaço como novo ou como se costuma dizer de “cara lavada”. Cores diferentes despertam sentidos diferentes: as cores claras transmitem tranquilidade e paz; os tons quentes deixam o espaço mais aconchegante; e as cores fortes, como vermelho ou laranja, dão ânimo ao ambiente. Além da escolha da cor, é muito importante estar atento ao tipo de tinta que melhor se adequa ao espaço.

Pinturas de portas

A pintura das portas é uma tendência na renovação de qualquer ambiente, ajudando a alcançar um visual elegante e atual. Mas para isso é importante escolher o tipo de tinta ideal para o material da sua porta e para a zona onde ela está localizada. Só assim terás um bom resultado. Existem vários tipos de tinta que podem ser utilizados para pintar portas de madeira, entre elas a tinta laca, tinta epóxi, tinta acrílica ou tinta esmalte. Para os trabalhos mais comuns, aconselhamos uma tinta esmalte de qualidade, uma vez que tem um tempo de secagem menor e um cheiro menos ativo.

Escolha da tinta de acordo com a divisão

As cores são importantes para garantir o bem-estar das pessoas dentro de cada área da casa, pois cada uma tem o seu propósito: 

Sala
Deve ter um tom neutro e claro, podendo ser contrabalançada com uma parede de outra cor, sempre a gosto pessoal. É uma das divisões que mais utilizamos e um espaço destinado ao convívio, à alegria e ao conforto. Aconselhamos, assim, a utilização de uma tinta plástica, baseada em copolímeros vinílicos, especialmente indicada para a pintura de superfícies interiores, permitindo obter um acabamento mate com elevada qualidade.

Casa de banho 
Antigamente este espaço era o menos cuidado, agora felizmente ganhou expressão. Tradicionalmente era um espaço branco ou revestido a azulejo. Agora há a tendência de conjugar cores neutras e fortes para conquistar uma decoração de destaque. Para obter um espaço mais luxuoso, a escolha certa são as cores escuras. Independente da cor ou padrão, aconselhamos sempre uma tinta plástica lavável.

Cozinha
O branco e os tons claros continuam a ser as cores ideais para as cozinhas. O “gourmet” entrou na moda e por isso pode dar um “twist” à sua cozinha, tanto com ardósia como com madeira, acabamentos perfeitos para obter um “look” de cozinha de luxo.

Escritório
Para o espaço de trabalho, sugerimos cores vivas, como por exemplo o verde-claro. Mas atenção, deves evitar as cores que estimulem em demasia ou distraiam. Sugerimos a tinta plástica para esta divisão.

Quarto
Deve ser um espaço de conforto, tranquilidade e intimidade. Tons como o azul e o pêssego são ótimos para a visão, o que se adequa a espaços onde o sossego e a serenidade são a palavra de ordem. Opta, então, por tons pastéis ou por outros que te deixem confortável. Aconselhamos novamente a tinta plástica para esta divisão. 

Se procuras fazer um “refresh” à tua casa, pede um orçamento a um profissional da MELOM. Temos o gosto e a experiência para ajudar-te a atingir os teus objetivos. Quer seja pintura de paredes ou portas, escolhe a cor - ou aconselha-te connosco - que nós tratamos das técnicas necessárias. Pequenas mudanças podem promover maravilhas na tua casa! 

*A elaboração deste artigo contou com o apoio técnico da MELOM Estilo.

 

Por: Idealista