A 23 de agosto celebra-se o 32º aniversário de elevação de Albufeira a cidade. A então vila ficou, no entanto, gravada nas fotografias de Artur Pastor, o que é motivo para uma tertúlia intitulada «O País de Artur Pastor, a obra pelo olhar do filho». Será às 21h00, no Arquivo Histórico onde, a par do Museu de Arqueologia de Albufeira, tem patente uma exposição de fotografia de Pastor. Entrada livre.

O Arquivo Histórico de Albufeira acolhe no próximo dia 23 de agosto, quinta-feira, às 21h00, uma tertúlia denominada "O País de Artur Pastor, a obra pelo olhar do filho", com o filho do fotógrafo, também de nome Artur Pastor.

Artur Pastor é considerado como um dos grandes fotógrafos portugueses do séc. XX, testemunhando pela estética da imagem a realidade de Portugal quer no período da ditadura, quer depois do 25 de Abril. Fazendo passar pela fotografia a sua visão humanista e realista, Artur Pastor privilegiou as pessoas, os costumes, os labores rurais e piscatórios, assim como as paisagens de Portugal entre as décadas de 40 e 90. De sensibilidade inegável e de elevado apuramento estético, Artur Pastor é hoje reconhecido internacionalmente como um dos grandes fotógrafos do século passado, muito em especial pelo seu olhar original sobre a geometria da paisagem, sobre o branco na palete das cores da realidade portuguesa e sobre o rosto humano.

A tertúlia tem como objetivo complementar a exposição de fotografia “Albufeira por Artur Pastor”, patente no Arquivo Histórico de Albufeira e no Museu Municipal de Arqueologia até ao mês de dezembro, e relembrar e partilhar histórias e memórias de um país, através da fotografia.

Esta tertúlia insere-se no âmbito das comemorações do 32º aniversário da elevação da vila de Albufeira a cidade e tem entrada livre.

O Arquivo Histórico de Albufeira está situado na Rua João Bailote, nº 9ª, ou seja, lateral ao Largo Engº Duarte Pacheco.

 

Por: CM Albufeira