Sábado, 18 de Agosto de 2018 |
Leitura de contadores do consumidor «prevalece sobre estimativas de consumo», alerta ERSE

08:02 - 28/07/2018     316 visualizações NACIONAL
Atualizado em: 28/07/2018
Imprimir
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) está preocupada com as más práticas existentes em Portugal por parte das operadoras de eletricidade na comunicação das leituras dos contadores.

A empresa lançou, nesse sentido, um alerta, considerando que “a leitura comunicada pelo consumidor prevalece sobre qualquer estimativa de consumo”.

A ERSE esclarece, em comunicado, que ”a leitura dos equipamentos de medição (contador) é responsabilidade dos operadores de rede de distribuição (ORD) que a devem efetuar de três em três meses, no caso da eletricidade, e de dois em dois meses no caso do gás natural”. “Porém, a leitura comunicada pelo consumidor tem o mesmo valor da leitura efetuada pelas empresas distribuidoras e prevalece sobre as estimativas de consumo”, lê-se no documento.

Segundo a entidade, este alerta de más práticas surge na sequência da análise do regulador às reclamações recebidas por parte dos consumidores, “procurando estar numa linguagem simples e acessível”. 

“A ERSE considera que a melhor atuação na defesa dos direitos dos consumidores é a prevenção e, nesse contexto, atribui elevada prioridade a ações de informação e formação de modo a potenciar a participação esclarecida dos consumidores nos setores elétrico e do gás natural”, explica. 

O regulador lembra que os comercializadores também estão obrigados, em determinadas situações, como por exemplo acertos de faturação expressivos, a disponibilizar aos clientes planos de pagamento.

 

Por: Idealista

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos