O português Jóni Brandão acredita que o Sporting-Tavira pode vencer este ano a Volta a Portugal em bicicleta, admitindo que sonha chegar de amarelo ao final da prova.

Na teoria, Jóni Brandão é o principal candidato português ao triunfo na prova, que começa na quarta-feira em Setúbal, mas o 'leão' não sente pressão.

"Não me considero o favorito número um. Não tenho pressão. Ainda bem que as pessoas acham que posso vencer. Nunca venci uma Volta a Portugal, tenho esse sonho, vamos ver se é este ano. Espero que as pessoas continuem a acreditar, porque eu também acredito", disse.

À margem da apresentação das equipas da 80.ª edição da Volta a Portugal, Jóni Brandão diz que o Sporting-Tavira está na corrida "para tentar vencer", e, mesmo sabendo que "não é fácil, garante que "a equipa trabalhou o ano todo para estar agora no melhor momento de forma".

"Penso que vamos estar todos no nosso melhor e espero que no dia 12 [em Fafe, após a etapa final] um de nós consiga vencer a Volta a Portugal", assumiu.

Para reforçar esta candidatura, Jóni Brandão lembra que desde o início do ano o Sporting-Tavira esteve "na discussão de todas as corridas e a fazer frente às equipas rivais".

"A W52-FC Porto acaba por ser o maior rival, porque também tem um grande plantel. Todo o ano tivemos na discussão com eles em todas as provas e esperemos que na Volta a Portugal também assim o seja, mas que saiamos nós vitoriosos", referiu.

Jóni Brandão lembrou que "este ano só se pode correr com sete ciclistas e vai ser uma corrida muito mais difícil de controlar".

"A Volta a Portugal é muito longa, com etapas longas, etapas que não vão ser fáceis. Não há nenhuma etapa que seja fácil. Todas as etapas têm montanhas e há sempre uma armadilha. Temos de estar sempre atentos", concluiu.

Jóni Brandão é um dos três líderes do Sporting-Tavira, juntamente com o espanhol Alejandro Marque e o italiano Rinaldo Nocentini.

 

Por: Lusa