Esta edição, inserida no Plano de Salvaguarda aprovado pela UNESCO, tal como as anteriores, resulta da inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, a 4 de Dezembro de 2013, em Baku, com a inclusão de Portugal e da sua comunidade representativa Tavira.
A Feira cumpre objetivos de transmissão dos valores ancestrais da Dieta Mediterrânica, legado das civilizações que originaram a nossa identidade, língua e cultura. Estimula relações humanizadas de cooperação, confraternização entre gerações, partilha de objetivos e recursos comuns.
O programa de 2018 reflete o trabalho de parceria alargada, com a feira institucional e presença de outros países, de instituições nacionais e regionais, mercado de produtores, mostras botânicas, praça da convivialidade e restauração, provas gastronómicas e petiscos, música e outras artes performativas, poesia, exposições, projeções, visitas ao património e às coleções de fruteiras e muitas outras novidades.
A feira contará com stands institucionais, mercado de produtores, aconselhamento nutricional e cardiovascular, jardim mediterrânico, exposição de sementes e variedades endógenas, “Vaivém” do Oceanário de Lisboa, atividade física promovida por ginásios locais, carrossel ecológico, homens-estátua, exposições no Museu Municipal de Tavira, conversas sobre temáticas relacionadas com a Dieta Mediterrânica.
O Mercado da Ribeira e o Mercado Municipal contarão com demonstrações, oficinas e exposições culinárias.
Para o público infantojuvenil foi pensado um programa e dois espaços especiais, o Largo do Brincar para os mais novos, onde poderão divertir-se com oficinas, jogos, exposições e muitos espetáculos: teatro de marionetas “João Pateta”, magia, contos tradicionais portugueses, “Ulisses” pela Companhia da Esquina, a música de João Violão e muitas outras surpresas...
Na Praça da República atuarão António Zambujo (quinta-feira, dia 06), o andaluz Diego El Cigala, figura destacada do flamenco (sexta-feira, dia 07), a fadista Carminho (sábado, dia 08) e para o fim de festa um concerto a pensar nos mais jovens, com AGIR (domingo, dia 09).
O palco do Castelo receberá os italianos Mascarimiri, os gregos Ria Ellinidou & Band “Colours of Greece”, a andaluza Rocío Marquez e os marroquinos AYWA.
A Igreja da Misericórdia será palco dos concertos do quarteto Ensemble Med e da jovem pianista andaluza Penélope Carrasco.
Na Igreja das Ondas haverá uma viagem pela poesia mediterrânica com Carlos Mota de Oliveira acompanhado por António Candeias, ainda o Duo Mediterraneus e os Suono Cantabile com voz e alaúde.
Destaca-se, também, a participação de grupos etnográficos portugueses, Grupo de Pedrinhas de Arronches, Os Ganhões de Castro Verde, Cana Rachada da Azambuja, os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho e a mascarada tradicional dos Caretos de Podence. Haverá participações de ranchos folclóricos, da Banda Musical de Tavira, de grupos de música popular portuguesa, bem como oficinas de danças tradicionais mediterrânicas e o Fado com História, no Largo da Capela de Nossa Sra. da Piedade.
A gastronomia mediterrânica estará disponível, nos cinco restaurantes e tascas, na Praça da Convivialidade /Parque do Palácio da Galeria. Aderiram à Feira dezenas de restaurantes do concelho que disponibilizam menus relacionados com a dieta mediterrânica.
É possível usufruir, igualmente, de atividades de animação turística, passeios pedestres, de caiaque, bicicleta, etc…
Consulte todo o programa em www.cm-tavira.pt e http://dietamediterranica.net/.