Mais de 180.000 visitantes passaram pela 39.ª edição da Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (FATACIL).

O certame, que foi este ano inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encerrou no passado dia 26 de agosto e, durante 10 dias, encheu Lagoa de animação e de festa.

A Câmara Municipal de Lagoa registou um aumento de 11.300 visitantes em relação a 2017, para além de um acréscimo de cerca de 25.000,00 euros de receita de bilheteira.

A ampliação dos parques de estacionamento, a maior fluidez na aquisição de bilhetes, com um tempo médio de espera nunca superior a 12 minutos e um aumento da venda de bilhetes online na ordem dos 60% (mais de 8.000 ingressos) facilitaram em muito o acesso ao Parque de Feiras e Exposições.

Aquela que é a maior feira a Sul do Tejo bateu o record de entradas em dois dos dias do certame: no sábado, dia 18, com a atuação da fadista Mariza (que chegou a ultrapassar o número de ingressos do mítico concerto dado pelos Xutos e Pontapés, com quase 25.000 entradas); e no sábado, dia 25, com a atuação de Richie Campbell, e um total de 26.000 visitantes.

Os vinhos do Algarve estiveram em grande destaque, bem como o Espaço Amar a Terra, onde as mesas se mantiveram sempre cheias, revelando a curiosidade dos visitantes pela gastronomia algarvia. A animação, garantida pela atuação de ranchos folclóricos de várias zonas do País e as tertúlias e sessões de show cooking constituíram, sem dúvida, outro dos aliciantes para o sucesso daquele espaço.

O público registou ainda uma grande afluência, e de forma quase permanente, no Setor Equestre, particularmente nos dias de atuação do “cabeça de cartaz”, Gonzalez Horse Show.

Durante o certame, o setor Agropecuário registou com felicidade o nascimento de dois cordeiros, devidamente acompanhados pela veterinária municipal, um dos quais acabou por receber FATACIL como nome de batismo.

Esta foi, por todos estes motivos, segundo o presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, “a melhor FATACIL de sempre”. Após os trabalhos de desmontagem - que deverão estar concluídos durante a primeira semana de setembro -, o Município de Lagoa começará a preparar a 40.ª edição, que decorrerá entre os dias 16 e 25 de agosto de 2019, num espaço renovado e com muitas novidades.