O Município de São Brás de Alportel aprovou recentemente a atribuição de um apoio à Associação de Designers do Sul, com vista ao prosseguimento da parceria que a autarquia mantém com esta associação regional e que é responsável pelo projeto «Design e Ofícios», entre outras iniciativas.

Em parceria com o município são-brasense, a Associação de Designers do Sul tem vindo a desenvolver o projeto “Design e Ofícios”, que tem como objetivo a valorização das artes tradicionais, a sua preservação e a adaptação aos novos desafios, estabelecendo uma ponte entre o artesanato e o design e promovendo o interessante encontro entre gerações. Deste feliz encontro entre seniores artesãos e jovens designers têm resultado a criação de peças únicas, com a modernidade, a originalidade e a autenticidade que só a terra dá!

Este projeto consolidou-se através da realização de residências criativas e tem por ambição ser a base da futura Oficina das Artes de São Brás de Alportel, conforme projeto do município de São Brás de Alportel, integrado no Plano Regional de Valorização dos Recursos Endógenos “PADRE”.

Desde a sua criação, tem dado grande visibilidade a todos os participantes, criadores e artesão, assim como ao concelho, sendo reconhecido pelo Município como uma mais-valia para a salvaguarda deste valioso património cultural imaterial da serra e barrocal algarvios, bem como das matérias-primas naturais que o concelho guarda.

Com cariz socioprofissional, a Associação de Designers do Sul procura estimular o empreendedorismo jovem, razão pela qual é apoiada pela Câmara Municipal na realização das suas atividades.

Durante o mês de maio, a associação apresentou na Galeria Municipal são-brasense a original exposição “Pizza Box Art”, com trabalhos de ilustradores algarvios que ao longo de um ano converteram caixas de piza, que sobravam dos seus convívios, em peças de arte. A exposição contou com a visita de inúmeras  turmas do pré-escolar do concelho, proporcionando às crianças uma divertida aproximação ao mundo da arte, oferecendo-lhes ainda a oportunidade de criar as suas próprias obras em caixas de piza.

Recentemente, na Feira da Serra, que decorreu no final de julho, a associação apresentou a público, alguns dos muitos trabalhos produzidos nas residências criativas.

A associação pretende continuar a desenvolver atividades no concelho com exposições, tertúlias e com a sua participação em diversos eventos no concelho.

 

Por: CM de São Brás de Alportel