A Câmara Municipal de Silves procedeu no dia 12 de setembro à entrega de cinco máquinas elétricas de aspiração urbana «Glutton» às juntas de freguesia de Armação de Pêra, SB Messines e S. Marcos da Serra e às uniões de freguesia de Alcantarilha e Pêra e de Algoz e Tunes, para apoio à varredura manual.

Num investimento total que rondou os 74 mil euros, acrescidos de IVA, o Município adquiriu seis máquinas, uma para utilização da própria autarquia (e que se vem juntar a uma outra anteriormente adquirida) e as restantes para apoio às mencionadas juntas e uniões de freguesia. Não foi incluída neste processo a junta de freguesia de Silves, atendendo a que, por razões de natureza operacional e logística, a limpeza urbana e gestão e manutenção de espaços verdes na sede do concelho é garantida pelos serviços camarários. O processo de entrega incluiu, igualmente, a formação dos operadores que irão manobrar este equipamento.

De salientar que esta medida virá complementar a delegação de competências celebrada este ano com as juntas e uniões de freguesia do concelho em matéria de limpeza urbana nas referidas juntas e uniões de freguesia e que se traduz na transferência total de um milhão de euros anuais (1.072.227,09€), metade da qual dedicada ao exercício das competências delegadas em matéria de limpeza urbana, assim como de limpeza urbana e gestão e manutenção de espaços verdes.

 

Por: CM Silves