O Município de Lagos aceitou o desafio lançado pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP (APA, IP) – ARH do Algarve para aderir à Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental – SEIVA 2018 que decorre no âmbito do projeto «Voluntariado Ambiental para a Água», e terá lugar entre 26 de setembro e 03 de outubro, em vários concelhos da região algarvia.

Uma ação de remoção do chorão na Meia Praia aberta à população em geral e o visionamento nas escolas de curtas-metragens sobre a temática dos oceanos integram o programa local de iniciativas.

É no contexto da SEIVA 2018 que o Município convida todos os cidadãos a participar, no próximo sábado, dia 29 de setembro, de manhã (10h00 às 12h00) na atividade de remoção do chorão que irá ter lugar na Meia Praia junto ao apoio de praia “São Roque”.

A Carpobrotus edulis (vulgarmente conhecida como “chorão”) é uma espécie invasora originária da África do Sul que foi, no passado, cultivada um pouco por todo o território nacional para fixação de dunas e taludes. Contudo, a presença do chorão da praia impede, entre outras coisas, o desenvolvimento de vegetação autóctone nas dunas, sendo importante a sua remoção. A Meia Praia, mais concretamente a zona frontal ao apoio de praia “S. Roque” é um dos locais onde se regista grande concentração desta espécie, motivo da escolha para desenvolver esta ação de limpeza. Após a realização da ação está previsto um acompanhamento técnico das zonas intervencionadas, com vista a monitorizar a evolução das dunas.

Os interessados em participar nesta ação, que é aberta a toda a população, deverão inscrever-se até ao dia 27 de setembro, para o e-mail vera.rosado@cm-lagos.pt. No local os participantes terão ainda a oportunidade de saborear um petisco solar, que será confecionado em fornos solares enquanto estiver a decorrer a ação de limpeza, uma iniciativa que visa sensibilizar a comunidade para a importância da utilização das energias renováveis, nomeadamente a energia solar, face às energias esgotáveis.

Antecedendo esta atividade e mais direcionada à comunidade escolar do Ensino Secundário, serão levadas a efeito, no dia 27 de setembro, sessões de visionamento de Curtas-Metragens sobre a temática dos Oceanos, promovidas pela Sciaena no âmbito do projeto “Sciaena ODS Oceanos”, com espaço de conversa e reflexão com os alunos. O objetivo destas sessões é alertar os alunos para as problemáticas associadas à conservação do meio marinho, as principais ameaças e enfatizar o papel e a importância do voluntariado ambiental, relatando alguma da experiência que têm enquanto voluntários.

Para a realização destas ações locais o Município conta com o apoio de vários parceiros, entre os quais os dois agrupamentos escolares (Agrupamento de Escolas Gil Eanes e Agrupamento de Escolas Júlio Dantas), o Aero Clube de Lagos, empresas (Intermarché Lagos e EcoAmbiente), assim como a já referida ONG ambiental (Sciaena).

Segundo a APA, IP – ARH Algarve, “a SEIVA tem como principais destinatários as comunidades escolares,  em particular os alunos e docentes do ensino básico e secundário, e também técnicos da administração pública regional e local, empresas, associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, organizações não-governamentais de ambiente, entre outros”.

Com esta iniciativa pretende aquela entidade “mobilizar a população do Algarve para a reflexão dos principais desafios do desenvolvimento sustentável e da importância da sua participação nos processos de tomada de decisão, por forma a contribuir para a gestão participada dos recursos e para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos dos docentes e de outros agentes de educação para a sustentabilidade. Pretende-se ainda divulgar o trabalho desenvolvido pelas instituições no âmbito da educação ambiental, sensibibilizar o público em geral para os problemas ambientais e potenciar a criação de soluções.”

 

Por: CM Lagos