O Município de Silves discorda firmemente da decisão tomada pela empresa Infraestruturas de Portugal (IP) de transferir a Direção Ferroviária de Tunes para a cidade de Faro.

O Município de Silves discorda da medida por ferir os interesses de Tunes, do concelho e do próprio conceito de desenvolvimento regional, que obriga a apostar no interior e nos pequenos centros urbanos, debelando as assimetrias intrarregionais e evitando a concentração recorrente do investimento, das empresas e dos serviços no litoral e nas maiores cidades. A decisão tomada pela IP, grande empresa pública, com papel estratégico no desenvolvimento económico-social do país, em nada é consentânea com o discurso oficial de reforço da coesão social e territorial.

O que se impunha era manter, valorizar e requalificar a Direção Ferroviária de Tunes, a 3.ª a sul do país, localizada num importante local estratégico e interface, que movimenta elevado número de passageiros e desenvolve relevante atividade ferroviária, numa terra já de si com longa história e tradições no campo da ferrovia.

A possibilidade da instalação de uma unidade hoteleira em Tunes, hipótese acenada pela IP, através de negócio imobiliário, se num quadro mais geral, é um investimento que é sempre bem-vindo, no caso em concreto, não compensa nem pode justificar a extinção da Direção Ferroviária de Tunes.

O Município de Silves bater-se-á pela reversão da medida tomada pela IP.

 

A Presidente da Câmara Municipal de Silves,

Rosa Palma

28 de setembro de 2018