Cristovão Norte «Operar nestes termos põe flagrantemente em causa a missão da GNR e faz perigar a proteção das pessoas»

O Posto Territorial de Loulé da GNR encontra-se a funcionar apenas com uma viatura operacional. As restantes cinco encontram-se em reparação e, segundo a Associação dos Profissionais da Guarda, os episódios de avarias têm sido recorrentes, em fase da obsolescência doa equipamentos e não realização de investimento. O Posto Territorial de Loulé da GNR cobre uma área muito extensa deste Concelho, área que se estende a norte da EN-125, confronta com o Alentejo e percorre a longitudinalmente o Concelho entre Boliqueime e São João da Venda. Será, por ventura, a nível nacional, um dos postos da GNR que terá sob sua jurisdição um território de maior dimensão.

Segundo Cristovão Norte, deputado algarvio do PSD. “é inconcebível a GNR funcionar nestes termos, sem condições de servir bem os cidadãos e zelar pela sua segurança, vida bens e propriedade. É importante corrigir com urgência, pois quando a eficácia das forças de segurança enfraquece pode-se ter resultados indesejáveis na criminalidade. A presença é sempre dissuasora”.

Por outro lado, o deputado assinala 2As pessoas vivem convencidas que estão a fazer grandes investimentos na GNR – eu próprio também quando oiço o que diz o Governo – mas depois, no dia a dia, nas pequenas grandes coisas, vê-se que não é nada assim. O investimento público que se faz não chega para repor os equipamentos que há, por isso, são muitas situações, na segurança, na saude, na ferrovia, enfim, é o resultado da ideia que não há austeridade havendo, desequilibrando funções vitais do Estado.”

Cristovão Norte apela 2 esta e outras questões no dominio da segurança sejam atendidas prontamente: a ideia de segurança é nuclear no que o Algarve é e representa para terceiros. Abalá-la tem custos e não podemos fazer perigar esta boa fundação que temos.

Atacar estes problemas é essencial para isso. São cada vez mais recorrentes, infelizmente.”

Nesse sentido, Cristovão Norte e José Carlos Barros, suscitam ao Governo a necessidade de assegurar os meios para que a GNR atue na região com as condições para cumprir a sua missão e prover a ordem e segurança pública.