Celebrado no dia 11 de novembro, o Dia de São Martinho assinala-se com os tradicionais magustos.

Para se provarem as primeiras castanhas e o novo vinho, familiares e amigos reúnem-se em alguns convívios, organizados um pouco por todo o concelho – no dia 10 de novembro em Odeleite, no dia 11 de novembro em Alta Mora (Odeleite) e Castro Marim e no dia 17 de novembro em Altura.  

O primeiro magusto tem então lugar em Odeleite, no dia 10 de novembro (sábado),a partir das 15h00. A animação musical ficará a cargo de “Sérgio Conceição”.

No dia 11 de novembro, domingo, é a vez de Alta Mora e Castro Marim! Em Alta Mora as comemorações começam cedo, pelas 9h00 começa um passeio pedestre pelos montes e vales desta povoação, um percurso que termina sempre com um almoço de confraternização entre os participantes. O magusto tem início às 14h00 e haverá ainda um baile animado por “Silvino Campos”. Paralelemente organiza-se um Mercadinho de S. Martinho, onde encontrará alguns dos melhores produtos locais, como o mel de rosmaninho, o queijo, o afamado pão caseiro e também uma rica e diversificada mostra de artesanato. Em Castro Marim é a Praça 1º de Maio que acolhe as celebrações de S. Martinho, a partir das 16h00. Castanhas assadas e vinho ao ritmo de um baile, animado por “Zé Aníbal”, fazem o domingo na vila raiana.

Em Altura, as celebrações ficam para o fim-de-semana seguinte. No dia 17 de novembro (sábado), o “Mercadinho da Castanha”, que abre pelas 10h, recebe a concentração de motorizadas antigas e muita animação musical: pelas 15h00, baile com Sérgio Conceição e pelas 16h00 a atuação do Grupo Etnográfico de Quelfes.

Os convívios de S. Martinho são iniciativas apoiadas pela Câmara Municipal de Castro Marim e organizadas pela Junta de Freguesia de Odeleite e Associação Social da Freguesia de Odeleite, Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA), Junta de Freguesia de Altura e Junta de Freguesia de Castro Marim.

 

Por: CM Castro Marim